sábado, 26 de setembro de 2009

Requião e o ministro Paulo Bernardo autorizam construção de 803 casas no Guarituba


Na Agência de Notícias do Paraná

O governador Roberto Requião e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinaram nesta sexta-feira (25) ordem de serviço para o início das obras das 803 casas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Guarituba, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba). Este é o maior programa de urbanização de favelas e salvação de mananciais em execução no País.

“Quando se propõe uma eleição, é dito para o povo que casas serão construídas, será resolvido o problema de habitação. Mas acaba a eleição e começam as pressões contra o povo. Parece que as pessoas que não têm fortuna são inimigas da sociedade e devem ser tratadas com polícia. Polícia não. As pessoas precisam de emprego, de salário, de redução da jornada de trabalho, por exemplo, para 40 horas, que é a luta de sindicatos hoje, de escolas, de casas, de respeito”, afirmou Requião.

O ministro Paulo Bernardo enfatizou que o Guarituba é o principal projeto de urbanização de favelas e salvação de mananciais previstos no PAC. “No primeiro trimestre de 2010 o presidente Lula, que lançou os PACs do Paraná aqui no Guarituba, virá para inaugurar estas novas casas e comemorar ao lado destas famílias o início de uma nova vida”, afirmou. “Além de melhorar as condições de vida da população, esta obra vai proteger os mananciais que abastecem Curitiba. Se não há saneamento, regularização de loteamentos, teremos sempre um passivo para corrigir no abastecimento de água da Capital”, salientou o ministro.

As 803 casas serão destinadas às famílias que vivem em áreas de risco, na beira dos rios Itaqui, Piraquara e Irai. Além disso, serão feitas melhorias em todo o bairro, como água encanada, coleta de esgoto, luz elétrica, pavimentação e drenagem, para que não ocorram mais alagamentos. O projeto vai receber investimentos de R$ 91,7 milhões, incluídas as contrapartidas dos governos federal e estadual.

O vice-governador Orlando Pessuti lembrou que em Piraquara estão os principais mananciais de abastecimento de água de Curitiba e de outros municípios, e não poderia ficar com ocupação irregular, sem condições de saneamento. Portanto, o projeto também traz benefícios ambientais ao preservar a área. Além disso, Pessuti lembrou que as famílias ocuparam o local porque não dispunham de recursos para comprar uma moradia e, por isto, o projeto da Cohapar é uma obra de inclusão social.

“Por isso Requião determinou o desenvolvimento deste projeto, transformando o que era uma favela em um bairro novo, que conta com escolas, postos de saúde, biblioteca e segurança pública. Uma obra que vai melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida de seus moradores. É uma obra de inclusão social, de respeito à cidadania, a pessoas que não tiveram oportunidade de comprar um terreno, de construir suas casas”, disse Pessuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário