domingo, 20 de setembro de 2009

Requião e Pessuti participam em Londrina do plantio da muda 100 milhões


Na Agência de Notícias do Paraná

O governador Roberto Requião, juntamente com o vice-governador, Orlando Pessuti, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, lançam nesta segunda-feira (21), às 15 horas, no Jardim Botânico de Londrina, as homenagens da semana da árvore no Paraná com o plantio da muda de número 100 milhões, do Programa Estadual de Mata Ciliar. A muda será plantada no “Jardim das 100 milhões”, composto por 100 espécies de mudas de espécies nativas de todo o Paraná e que formará a primeira coleção de plantas do Jardim Botânico de Londrina.

Estarão presentes os prefeitos dos dez municípios que mais contribuíram para a recomposição das matas ciliares e representantes dos 300 parceiros que integram o Programa. Os municípios que mais plantaram mata ciliar (em ordem decrescente) são: Astorga, São Pedro do Ivaí, Goioerê, Francisco Beltrão, Toledo, Pato Branco, Santa Helena, Moreira Sales, Capanema e Mamborê. O número exato de mudas plantadas por cada município pode ser conferido através do site www.pr.gov.br/mataciliar. O site contabiliza os plantios em tempo real e também o volume de carbono seqüestrado pelas árvores já plantadas que atualmente é de 1.404.364 mil toneladas de carbono.

REFERÊNCIA MUNDIAL - O Programa Estadual de Mata Ciliar teve início em 2004 com uma meta ousada de plantar 90 milhões de mudas de árvores nativas para recomposição da vegetação que protege as margens dos principais rios do Estado, bacias hidrográficas, mananciais de abastecimento público, Unidades de Conservação, reservatórios de usinas hidrelétricas e bacias dos rios que integram os corredores de biodiversidade. Hoje, o Paraná ultrapassou essa meta e é considerado o maior programa mundial de reflorestamento de mata nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário