quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Agricultura homologa 27 conselhos municipais de sanidade agropecuária

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) estão reestruturando os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária em todos os municípios do Estado. “Esta é uma forma de construir uma sanidade agropecuária com o comprometimento do governo e da iniciativa privada”, avaliou o vice-governador Orlando Pessuti durante a solenidade que ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), em Curitiba.

Pessuti destacou que o mundo todo busca produtos com qualidade, higiene e sanidade. “Isso só se consegue se for seguida uma política de sanidade animal e vegetal executada de acordo com os códigos internacionais”, disse.Os Conselhos vão atuar em ações de controle de doenças como tuberculose e brucelose. Outra atribuição é a vigilância atuante, condição necessária para que o Paraná consiga a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, como já acontece com Santa Catarina. “Para isso é preciso um comprometimento muito forte dos produtores e de toda a iniciativa privada”, alertou Pessuti.

Os conselhos vão ajudar o poder público nas ações de defesa sanitária animal e vegetal, cuja meta no curto prazo e conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Já foram reestruturados os conselhos de sanidade agropecuária em 377 municípios do Estado. A meta é atingir rapidamente os 399 municípios, anunciou o secretário da Agricultura Valter Bianchini. Os Conselhos Municipais são compostos por representantes da iniciativa privada e do poder público, que se unem para monitorar, acompanhar, conscientizar e propor ações educativas para que os produtos da agropecuária paranaense tenham sanidade, higiene e qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário