terça-feira, 9 de março de 2010

Saiu no Correio do Litoral

O que pensam Orlando e Regina Pessuti sobre o Litoral


O Correio do Litoral entrevistou o vice-governador Orlando Pessuti e conversou, com exclusividade, com a futura primeira-dama do Estado, Regina Pessuti. Domingo (7), em Caiobá.

Os nomes do Litoral

Os representantes do Litoral no Governo Pessuti terão a dupla missão de tocar a administração durante nove meses e elaborar o programa que o candidato do PMDB vai apresentar sobre a região na campanha.

O vice-governador Orlando Pessuti reúne peemedebistas e demais aliados do litoral nesta sexta-feira (12), às 18h30, no Clube Seleto, em Paranaguá. Será a última conversa do pré-candidato antes de sua posse como governador em abril, com a desincompatibilização de Roberto Requião, que deverá concorrer ao Senado.

Pessuti esteve no domingo (7) em Caiobá para prestigiar o Sesc Triatlhon e conversou com a reportagem do Correio sobre o encontro regional, sobre seu governo e sobre a campanha que começa em julho. “Eu sempre digo que o Litoral do Paraná é a minha praia e me esforço para que seja a praia de todos os paranaenses”, disse. “Nosso governo aumentou a presença do Estado aqui durante a temporada e no ano todo, mas eu acho que temos que estar ainda mais presentes”, disse.

Sobre o encontro em Paranaguá, Pessuti disse que será uma reunião de amigos antigos e de amigos novos que vêm se somando à sua pré-candidatura. “Nós já temos uma relação de pessoas que irão colaborar com a conclusão do programa de governo que iniciamos em 2003. Eu conto com eles para elaborar um projeto de desenvolvimento do Litoral para os próximos quatro anos”, disse.

Pessuti evita falar de nomes mas citou o ex-prefeito de Paranaguá e suplente de deputado Mário Roque, como um dos líderes que está organizando o encontro regional e já está se preparando para a campanha eleitoral. O diretor do Porto de Paranaguá, João Batista Lopes (João Feio), que foi seu chefe de gabinete na Assembléia Legislativa, também é lembrado em todas as listas para compor seu secretariado. Pessuti tem dito que irá substituir secretários e diretores que saem para concorrer às eleições de outubro e que irá fazer alguns remanejamentos.

“Até 31 de dezembro vamos executar o plano do governo Requião-Pessuti que foi duas vezes aprovado nas urnas. Com ele, aumentamos a presença do Estado em todas as regiões. No Litoral, aumentamos a segurança tanto policial quanto para os banhistas, melhoramos a coleta do lixo e oferecemos muito mais serviços públicos para os veranistas e moradores. Também investimos na consolidação do Porto Público de Paranaguá de uma forma que nem nossos adversários mais falam em privatização. Dentro da nossa ótica de valorização do patrimônio público, tivemos possibilidade de promover grandes investimentos na coleta e tratamento de esgoto, que nunca haviam sido feitos no Litoral. Também recuperamos a rodovia PR-412 desde Garuva até Pontal do Sul, passando por Guaratuba. Guaratuba também está recebendo a abertura da Avenida Paraná, uma obra que vai mudar a cidade.Investimos em saúde, com a construção do Hospital Regional em Paranaguá e o Hospital Wallace Thadeu de Mello em Guaraqueçaba que vamos inaugurar. Também estamos construindo clínicas da saúde da mulher em diversas cidades da região. Possibilitamos a criação do Setor Litoral da UFPR, estamos construindo uma escola modelo em Pontal do Paraná e investindo na Fafipar”, relatou Pessuti, de um só fôlego. “Não esqueça de por aí os investimenso na agricultura familiar, na pesca artesanal, no meio ambiente...”, tascou.

“Quero ver esta equipe do litoral levantando todas as conquistas que fizemos, vendo as falhas e deficiências, conversando com as lideranças e com a comunidade sobre as necessidades do litoral. Nos próximos anos temos a obrigação de errar menos e fazer mais e melhor”, disse.

A paixão de Regina Pessuti

A reportagem também conversou longamente com a futura primeira-dama do Estado, Regina Pessuti. Inicialmente ela se recusou a falar de política, mas acabou demonstrando sua paixão pelo litoral. “Temos uma casa aqui perto de Saint Etienne (Matinhos) e o Orlando e eu temos uma ligação muito forte com as praias”, disse.

Regina Pessuti acabou demonstrando que sua relação com o Litoral vai muito além do amor de veranista. Formada em Química, Direito e Geografia, ela escolheu Guaraqueçaba como tema do trabalho de conclusão dos dois últimos cursos. “Em Geografia eu estudei a vida das pessoas dentro de uma área de preservação ambiental. Em Direito eu tratei da efetividade da legislação ambiental na região”, explicou. “É preciso cuidar este ecossitema riquíssimo, sem deixar de lado as pessoas que possibilitaram que esta natureza estivesse tão preservada”, afirmou.A visão de Regina Pessuti sobre o Litoral do ponto de vista do meio-ambiente, das pessoas e da economia serão tema de uma entrevista que o Correio do Litoral fará em breve.

CORREIO DO LITORAL -
http://migre.me/mQKO

Nenhum comentário:

Postar um comentário