quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Governo construirá 24 pontes em estradas rurais

O Governo do Paraná garantiu a construção de mais 24 pontes em estradas rurais municipais. Com investimentos de R$ 757 mil, novas estruturas de concreto vão beneficiar diretamente 11 municípios: Alto Paraná, Flor da Serra do Sul, Verê, Goioerê, Planalto, General Carneiro, Luiziana, São João do Triunfo, Prudentópolis, Candói e Salgado Filho.

O prazo para a construção das pontes é de aproximadamente 180 dias, através de convênio com a Secretaria dos Transportes. Pelo contrato, o Governo do Paraná cede o material (vigas, lajotas e guarda-rodas) e as prefeituras executam os aterros e as cabeceiras. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) auxilia na supervisão e na orientação técnica das obras.

Para a região Nordeste, foram liberadas estruturas para a construção de dez pontes em Luiziana sobre o Rio São Domingos, Sem Passo, Chupador (Água de Abelha), Chupador (Valinhos), Formoso, Laranjeira, Lontras, Sem Passo (Colina Verde), Tricolor e São Domingos. Em Alto Paraná, mais duas pontes sobre os Rios Jacareí e Peroba, além de uma ponte sobre o Rio Água Branca 02, em Goierê.

Na região Oeste, serão construídas mais quatro pontes. Uma em Flor da Serra do Sul sobre o Rio São Roque, outra no município de Verê sobre o Rio Tigre, em Planalto sobre o Rio Siemens, na Linha Bonifácio, além de uma nova estrutura em Salgado Filho sobre o Rio Sarandi, que já está em fase de construção.

Já no Leste do Estado, duas pontes serão construídas em General Carneiro sobre os Rios Lajeado e Farias, além da ponte sobre o Rio Bolo Grande em São João do Triunfo.

A região de Campos Gerais será contemplada com quatro pontes em dois municípios, sendo três em Prudentópolis sobre os Rios Batistel, no trecho Barra Bonita, Rio Anta Gorda I e Rio Anta Gorda. Já o município de Candói receberá uma ponte sobre o Rio Rafael, no trecho Fartura (Tarumã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário