quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Paraná é líder nacional na exportação de congelados

O fortalecimento na logística e a ampliação do perfil econômico do porto fizeram com que Paranaguá passasse de 4.º maior exportador de carnes congeladas (frango, bovino e suíno), em 2003, para a liderança no ranking nacional, este ano. “Somos responsáveis por 31% da exportação nacional de congelados, enquanto as movimentações em Itajaí representam 28% do total e as de Santos, 23%”, compara o diretor empresarial da Appa, João Batista Lopes.

O porto paranaense responde por 37% de todo o frango congelado exportado pelo Brasil, em 2010. No primeiro semestre do ano, foram movimentadas 606.778 toneladas do produto pelo terminal paranaense. Em todo o País, foram comercializados cerca de 1,6 milhões de toneladas de carne de frango, no período. Os números são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e fazem parte do levantamento da divisão empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Paranaguá lidera o ranking nacional de exportação da carne de frango congelada, a frente do porto de Itajaí, em Santa Catarina, que movimentou pouco mais de 523 mil toneladas de carne de frango, no período. O terminal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, participou com 217 mil toneladas, o de Santos, em São Paulo, com 207 mil toneladas; e o porto catarinense de São Francisco do Sul atendeu 41 mil toneladas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário