terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pesquisas norteiam ações governamentais diz Pessuti

O governador Orlando Pessuti afirmou, nesta terça-feira (3), durante a Escola de Governo, que pesquisas orientam políticas públicas e exemplificou com a recuperação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), em várias cidades. “O Paraná comemora, em novas pesquisas, os melhores índices de crescimento naquelas áreas que estavam abaixo no nível nacional”, declarou o governador.

Pessuti foi o primeiro entrevistado, no Paraná, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo 2010. Ele pediu para que todos atendam os recenseadores e passem informações corretas. “Quando assumimos o governo, em 2003, tínhamos situação precária em boa parte dos municípios do interior. Com muito trabalho, direcionado aos problemas identificados em pesquisas, revertemos o quadro. Mas ainda há muito que fazer”.

A partir de pesquisas realizadas pelo IBGE e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o governo do Paraná identificou situações de pobreza, no Centro Expandido do Paraná, com IDH menor que a média nacional. Segundo Pessuti, as informações direcionaram ações concretas nas áreas da saúde, do desenvolvimento urbano e social, que acarretaram em resultados satisfatórios.

IPDM - De acordo com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), divulgado em 2009, em seis anos, o número de municípios que apresentaram alto desempenho no critério desenvolvimento, cresceu 293%, o dos com baixo desempenho caiu 92%. Em 2002, segundo o Ipardes, o Paraná tinha 52 municípios com baixo desempenho e 44 com alto. Em 2007, no IPDM mais recente, o Paraná passou a ter apenas quatro municípios com baixo desempenho.

Também pesquisa divulgada, mês passado, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que o Paraná deve ser um dos três primeiros Estados a acabar com a miséria. Desde 2003, o percentual de paranaenses que viviam na pobreza absoluta caiu 52,2%.
leia mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário