domingo, 1 de agosto de 2010

Pessuti é o primeiro paranaense recenseado

foto: Adriano Rabiço
O governador Orlando Pessuti foi o primeiro paranaense a ser recenseado em 2010. A entrevista aconteceu na residência da família em Curitiba, na manhã deste domingo (1). O Censo Demográfico é um instrumento importante para a definição de políticas públicas municipais, estaduais e nacional.

Ao contar a população, o Censo produz resultados que servem de parâmetros para saber quanto cada cidade receberá de verbas federais e também como base para estabelecer a representação política, como a quantidade de vereadores e deputados. O Chefe do IBGE no Paraná, Silval Dias dos Santos, que entrevistou a família do governador disse que este ano dois formulários serão utilizados, um com duração de entrevista de aproximadamente 50 minutos – que deve ser aplicado em 5% da população curitibana – e o simplificado com entrevista de aproximadamente 12 minutos. Segundo ele, são levantados pelos recenceadores, dados como, por exemplo, o número de moradores nas residências, quantidade de banheiros no imóvel e se existe saneamento básico no local.

Sinval agradeceu a atenção dada pelo governador, sua esposa Regina e seu filho Bruno. “Nós aproveitamos a oportunidade para pedir à população que receba bem o recenseador, que estará identificado com colete, boné, e crachá, e que forneçam todas as informações”, disse. Ele explicou ainda que, depois das informações tabuladas, elas retornam à sociedade como uma ferramenta importante, para que os gestores públicos possam realizar ações nos diversos setores como, por exemplo, saúde e educação.

Pessuti confirmou a afirmação de Sinval. “O censo mostrará a realidade da população de nosso estado. Seu perfil econômico e social e teremos um conhecimento verdadeiro de como é o perfil de nossa população” disse. O governador havia se comprometido com o chefe do IBGE em ser o cidadão paranaense número um a responder ao questionário a cerca de um ano e meio quando havia a previsão de assumir ao governo do Paraná em 2010, o que aconteceu em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário