terça-feira, 1 de setembro de 2009

Criadores querem incluir cordeiro na merenda escolar

No site Tô Sabendo.com

Para o produtor e presidente da Associação Paranaense de Ovinos (Ovinopar), Conrado Ernesto Rickli, embora o mercado tenha oscilado bastante, o momento atual tem sido bom para o ovinocultor.

"As cooperativas têm se esforçado para melhorar as condições dos produtores de carneiros, pois, por ser uma produção sazonal, estamos encontrando um meio para trabalhar com datas diferentes e garantir a carne para o ano todo", revela.

Rickli diz que o encontro em Guarapuava com o vice-governador Orlando Pessuti foi bem proveitoso e que os produtores saíram satisfeitos.

"No que diz respeito ao comércio da lã, a saída apresentada foi bem interessante. Mesmo que o lucro seja pequeno, ainda há um lucro, algo que não ocorre hoje." Entre as alternativas para fomentar o comércio da carne de carneiro mais velho, que tem valor e qualidade inferiores às do animal novo, está o processamento na forma de hambúrguer, linguiça, almôndega e empanados, incluindo o produto na merenda escolar. "É uma carne saborosa e nutritiva", garante o criador.

O setor já passou por sérios problemas no passado, devido principalmente à falta de articulação. Atualmente, porém, a situação é mais tranquila - ainda que algumas arestas ainda tenham de ser aparadas.

"Estamos mais fortes atualmente. Obtemos um preço de venda melhor do que a carne bovina, por exemplo, e temos o foco de produção voltado ao mercado interno, principalmente no Estado de São Paulo. O único problema que enfrentamos hoje é com os abates e matadouros clandestinos. O pessoal deve se conscientizar de que não pode comprar essa carne sem inspeção, geralmente de qualidade inferior", alerta o presidente da Avinopar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário