sábado, 10 de outubro de 2009

Candidatura de Requião a deputado federal altera o tabuleiro eleitoral no Paraná


No Blog do Esmael Morais

Até ontem à tarde, o PMDB era tratado como patinho feio para as eleições proporcionais do ano que vem. Para eleger um deputado federal calculava-se que seriam precisos 110 mil votos; para estadual algo em torno de 50 mil. Com a entrada do governador Roberto Requião (PMDB) na disputa por uma das 30 vagas na Câmara Federal essa lógica vai para o lixo.

Se antes o PMDB do Paraná esperava eleger apenas cinco deputados federais, com o “Fator Requião” o partido poderá fazer entre 11 e 13 parlamentares. Em 2006, foram eleitores oito. Ou seja, em 2010, o furacão requianista poderá arrastar até cinco novos deputados com o coeficiente eleitoral.

A candidatura de Requião também terá reflexos diretos na chapa de deputados estaduais, pois, diferente de uma campanha ao Senado, a disputa proporcional estabelece um vínculo com o partido, portanto, chamará voto para a legenda. Há quem projete a conquista de seis novas cadeiras no legislativo estadual pelo PMDB.

Historicamente, o número de votos brancos, nulos e abstenções, somados, chegam a 27%. Nas eleições de 2006, por exemplo, 10,36% dos eleitores anularam o voto ou deixaram de votar num deputado federal porque, muito provavelmente, desconheciam um nome para tal.

Pessuti ganha com candidatura

O “Fator Requião” altera substancialmente o quadro na corrida ao Palácio do Iguaçu. Se na campanha para o Senado o governador teria que “divorciar-se” de Orlando Pessuti, o candidato do partido ao governo do estado, na disputa proporcional a lógica é outra. Um é capaz de alavancar ao outro, portanto, são complementares.

Infiéis perderam

A candidatura do governador Roberto Requião a deputado federal mexe com o tabuleiro político paranaense de maneira sensacional. Até poucos dias atrás se falava que o PSDB seria o melhor partido para aventurar-se em busca de uma cadeira na Câmara ou na Assembleia. Falava-se. Coisa do passado. Quem trocou de partido em busca de facilidades, como sempre lembrou o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, caiu no conto do bilhete premiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário