sábado, 21 de novembro de 2009

Saiu no Celso Nascimento

“Os dois meninos estão me deixando muito triste”. A frase é do vice-governador Orlando Pessuti, candidato do PMDB à sucessão de Requião. Os dois meninos a que se refere são os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli e Alexandre Curi – expoentes da ala peemedebista que prefere aliar-se ao adversário formal, o prefeito Beto Richa, do PSDB.

Pois a presença dos dois “meninos”, ontem, na recepção e nos demais atos que marcaram a presença do presidenciável tucano José Serra em Curitiba, a convite de Richa, pode dar razão à tristeza de Pessuti. Conhecidos pela proximidade e pela obediência ao governador Roberto Requião, certamente não estavam lá como penetras em festa alheia.

O mais provável é que a presença de Romanelli e Curi – o primeiro ganhou até um assento na van suprapartidária que conduziu Serra do aeroporto à Universidade Positivo, local do primeiro evento – tenha sido mais um gesto público e concreto do movimento cada vez mais visível de que Beto Richa e Requião caminham em direção a uma aliança.

Claro que Pessuti só pode mesmo ficar triste, sentindo-se como César diante de Brutus, o filho adotivo que traiçoeiramente golpeou o imperador à saída do senado romano. Fosse apenas isso e talvez Pessuti estivesse exagerando na demonstração de seu estado depressivo. Há mais sinais de que bem antes do que podia esperar está com sua candidatura à deriva. O naufrágio ainda não teria acontecido por uma simples razão: o vice assume o comando do barco a partir de 4 de abril, dia em que Requião deixa o governo para ser apenas candidato.

Beto Richa e Roberto Requião têm claros interesses comuns: querem eleger-se o mais seguro e folgadamente possível, a governador o primeiro; a senador, o segundo. Ambos têm moedas a trocar. Requião oferece o seu PMDB e o PSDB simplesmente não lança candidato próprio a senador. E como em todo bom acordo, ambos têm também muito a ganhar: de um lado, sem o PMDB, a dobrada Dilma (PT)/Osmar Dias (PDT) perde força e substância, o que favorece Beto e Serra. E Requião, sem ter de confrontar-se com o candidato ao Senado que os tucanos se preparam para lançar, o deputado Gustavo Fruet, poderá assegurar fácil a própria eleição.
Para que não fique tudo nas costas de Alexandre Curi e Romanelli, Requião e Serra dispensaram-nos no fim da tarde como intermediários e conversaram a sós e diretamente no Palácio das Araucárias.

2 comentários:

  1. Luís Adolfo Kutax - Contenda/PR.
    Quem conhece o Pessuti sabe que ele não compactua com oportunistas,pois o Pessuti está acima dessas negociatas, e quando outras candidaturas se confirmarem, daí veremos que o Pessuti se sobressaíra, pois é um dos candidatos sem máculas, sem rabo preso, com bom suporte familiar, religioso, ético e moral; não devendo nada a ninguém, já possui um eleitorado definido. Tenho certeza que superará todas essas situações e será o futuro governador do Paraná. Segue em frente Pessuti...

    ResponderExcluir
  2. Gilberto Bonfim - Ivaiporã - PR
    A melhor alternativa para governar o nosso querido Paraná é sem dúvida o atual Vice-Governador Orlando Pessuti

    ResponderExcluir