sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Festival gastronômico promove a carne suína em Curitiba

O vice-governador Orlando Pessuti participou do Festival Gastronômico da Carne Suína - “Suíno, sabor e saúde”, na noite desta quinta-feira (26), em Curitiba. “Esta é, sem dúvida, uma das melhores proteínas animais que temos”, afirmou Pessuti. “Tenho um carinho especial por este trabalho de promover a carne suína, pois quando era extensionista da Emater trabalhávamos para estimular a boa criação e, hoje, estamos estimulando a industrialização e o consumo”, disse.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), com o apoio dos suinocultores, organizou uma série de eventos em todo o Estado com a finalidade de incentivar o consumo da carne suína. O evento em Curitiba foi realizado pelo escritório regional da Secretaria em parceria com a Suinosul e a Confraria do Leitão. O secretário da Agricultura, Walter Bianchini, ressaltou a importância da suinocultura no Estado. “O Paraná é o principal produtor de grãos, temos em fartura milho e soja, e nossa ideia é, cada vez mais, converter estes grãos em proteína animal”, afirmou.

O Paraná tem o terceiro maior rebanho de suínos do país, com 4,6 milhões de cabeças. Ocupa também a terceira posição na produção e abate de suínos, ficando somente atrás de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), nos últimos anos o consumo de carne suína no Brasil passou de uma média de 10,6 quilos por habitante, no ano 2.000, para 12,7 quilos por habitante/ano, atualmente, o que representa um crescimento em torno de 12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário