terça-feira, 23 de março de 2010

Governo estuda construir plataforma logística de transporte na região Oeste

O vice-governador Orlando Pessuti se reuniu nesta terça-feira (23), em Curitiba, com prefeitos e representantes do Pacto Oeste (formado por 11 municípios) para discutir a consolidação e ampliação dos transportes ferroviário, hidroviário, rodoviário e aeroviário da região. A proposta é trabalhar o eixo Cascavel-Guaíra, onde o Estado já tem investido. “É um grande trabalho de desenvolvimento regional e metropolitano em uma das regiões mais produtivas de cereais, produtos pecuários e da agroindústria”, afirmou Pessuti.

Está em estudo a construção de uma plataforma logística que tem como ponto central o município de Guaíra, cuja localização, segundo Pessuti, é estratégica. “A cidade está próxima ao Rio Paraná, às margens do Rio Ivaí, aos departamentos paraguaios de Canyndeyú e Salto de Guairá e do Mato Grosso do Sul. É, portanto, uma região estratégica para desenvolvermos logística e transporte, fomentando o desenvolvimento do Estado”, argumentou.

Com apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, os municípios do Pacto Oeste afirmam ser importante os investimentos na integração da hidrovia Tietê – Paraná, na expansão da Ferroeste, na melhoria nas rodovias BR-277 e BR-163 e na base aeroportuária de cargas. “Guaíra está em um centro estratégico que permite o cadenciamento de mercadorias. Este módulo vai integrar a região Oeste do Paraná, o eixo do Paraguai que vai de Salto del Guairá até Assunção, e o Trópico de Capricórnio, que envolve Paraguai, Chile, Argentina, Brasil e Uruguai”, explicou o coordenador técnico do Pacto Oeste, Josemar Ganho.

Neste sentido, o Governo do Estado investe na ampliação da Ferroeste, a ferrovia pública paranaense, que vai interligar toda a região Sul e o Mato Grosso do Sul. “Há um compromisso do Governo do Estado de investir na ampliação da ferrovia de Cascavel até Guaíra e, de lá, até Maracaju (Mato Grosso do Sul). Os estudos são feitos pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, dos Transportes e da Ciência e Tecnologia”, disse Pessuti.

2 comentários:

  1. ....que se segurem os demais candidatos........o Pessutão esta chegando,........firme, forte e verdadeeiro........

    ResponderExcluir
  2. .....O pessutão tá chegando.....o chão vai tremer o bicho vai pegar....

    ResponderExcluir