segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Micro e pequenas empresas vão receber apoio técnico para exportar

Micros, pequenas e médias empresas instaladas no Paraná terão acompanhamento técnico para exportar seus produtos. O acordo de cooperação técnica para o programa Primeira Exportação foi assinado pelo governador Orlando Pessuti, pelo secretário do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Welber Barral, e pelo secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, nesta segunda-feira (9), no Palácio das Araucárias.

A parceria é resultado do trabalho do Fórum Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Atualmente, 150 mil micro e pequenas empresas contam com a isenção do ICMS no Estado. “É possível melhorar a escala de produção e o nível tecnológico, independente do tamanho da empresa, gerando emprego, renda e desenvolvimento para todos os trabalhadores”, afirmou Pessuti.

De acordo com Barral, a estimativa é que 30 empresas sejam atendidas no Estado. “O programa também busca desenvolver as parcerias locais, pois, envolve universidades, e nos ajuda a identificar onde estão alguns gargalos para a exportação das pequenas empresas”, completa. Cem alunos de universidades do Estado serão treinados para se tornarem consultores.

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior revelam que, no primeiro semestre deste ano, o Paraná exportou US$ 6,4 bilhões, 12,31% a mais do que no mesmo período do ano passado. O saldo das importações e exportação também teve resultado positivo no período, totalizando US$ 642 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário