domingo, 19 de dezembro de 2010

Pessuti reinaugura a sede do executivo estadual

O executivo paranaense está com um de seus maiores símbolos totalmente restaurado. O governador Orlando Pessuti reinaugurou o imponente edifício do Palácio Iguaçu em festividades que se estenderam desde a tarde deste sábado (18) até a madrugada de domingo. “Desta forma celebramos o início da semana de Natal, o aniversário da emancipação política de nosso Estado e a reinauguração da sede do nosso executivo”, explicou o governador.   

Depois de meio século de existência, esta foi a primeira reforma que o edifício recebeu e pela primeira vez o prédio teve totalmente respeitado o seu projeto original, do arquiteto David Xavier de Azambuja. O plano previa, por exemplo, o uso de vidros verdes na fachada do edifício, o que na época não foi feito por falta de recursos, já que os vidros teriam que ser importados. O Palácio Iguaçu foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha.  

Segundo Pessuti, além da data especial o acontecimento tem um significado especial: o sentimento de dever cumprido, pois além de inúmeras obras executadas em todo o Paraná, ele deixa esta, que coroa sua passagem a frente do governo, na principal sede do executivo. “Devido aos últimos seis dias de intensas chuvas as coisas não estão ainda 100% nas obras externas, mas ainda temos duas semanas para finalizar este processo e entregar tudo em excelente estado ao próximo governador”, disse.     

Festa – As festividades iniciaram por volta das 17h e contaram com uma missa de Natal celebrada pelo Arcebispo Dom Moacyr Vitti, seguido pelos shows do padre Reginaldo Manzotti, da dupla Willian e Renan e por fim de uma das duplas paranaenses mais famosas no país, Chitãozinho e Xororó que animaram milhares de pessoas com seus maiores sucessos.

Logo após a meia noite, ou seja, já no dia 19 de dezembro, aniversário dos 157 anos da emancipação política paranaense foi executado o Hino do Paraná pela banda marcial da Polícia Militar e retirada a faixa que cobria a fachada do edifício.

Após o tradicional descerramento da placa de reinaugução foi lançado um selo comemorativo pelos Correios em alusão a passagem de Pessuti ao governo do Estado, ao aniversário da emancipação política do Paraná e a reinauguração do Palácio Iguaçu.

Entre as autoridades que circularam pelo local durante as festividades estiveram a senadora eleita Gleisi Hoffmann e seu suplente Sergio Souza, o ministro Paulo Bernardo, os ex-governadores Emílio Gomes e Paulo Pimentel, além de deputados estaduais, federais, secretários de estado, prefeitos, vereadores e dirigentes de autarquias federais e estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário