terça-feira, 12 de abril de 2011

PMDB do Paraná aprova eleições em todos os diretórios municipais

Novos presidentes municipais do PMDB-Pr serão eleitos no dia 17 de julho. A data ficou estabelecida após uma reunião da executiva estadual do partido, que ocorreu na noite de segunda-feira (11). Outro ponto acertado durante a reunião é de que a executiva estadual fica responsável por reestruturar a legenda no Paraná.

A reunião foi convocada pelo presidente estadual do PMDB Waldyr Pugliesi e contou com a presença do ex-governador Orlando Pessuti, de deputados, prefeitos e de Sergio Souza, suplente da Senadora Gleisi Hoffmann.

O encontro contou com debates sobre a proposta apresentada por Pugliesi e também por outra defendida pelo deputado federal João Arruda e pelo ex-governador Pessuti que fizeram a proposição de uma autodissolução dos diretórios e composição de comissões provisórias municipais com o objetivo de reestruturar o PMDB. Em votação aberta foi aprovado por unanimidade a proposta de realização de convenções em todos os municípios do Paraná no próximo dia 17 de julho. Para que isso aconteça haverá uma consulta ao Diretório Nacional do PMDB, já consultado anteriormente, e que precisa dar seu aval para que a mesma tenha validade.

Revigoramento – Pessuti disse que o PMDB tem um rumo a seguir, mas que é preciso fazer uma reorganização preparando-o para as disputas eleitorais de 2012, garantindo, desta forma, um aumento no número de vereadores e prefeitos no Paraná. Ele explicou que ao longo do tempo o PMDB não passou por reformulações, e em alguns diretórios – como é o caso de Curitiba, é necessário aumentar à representatividade política dando mais visibilidade a sigla, garantindo sucesso eleitoral.

“Tenho defendido que de comum acordo, englobando as forças do partido, escolhêssemos uma comissão provisória unida para promover uma ampla e portentosa campanha de filiações, elegendo uma nova executiva e um novo diretório”, explicou o ex-governador.

Pessuti avaliou de forma positiva o encontro. “Os militantes e integrantes do diretório participaram da discussão e expressaram sua opinião. Concluímos por aquilo que é o mais correto neste momento. Delegamos poderes à executiva estadual para que ela possa com dois terços de seus membros, ou seja, 9 dos 13 integrantes da executiva, dissolver ou intervir nos diretórios que precisem ser reformulados”, contou.

Pessuti disse também que como filiado ao PMDB sempre teve o direito de interferir nas ações do partido em qualquer lugar do Paraná e, devido a isso, tem participado dos encontros promovidos pelo PMDB de Curitiba. “O partido em Curitiba não teve os mesmos resultados que os que obtivemos nos municípios onde eu tomei parte e cuidei”. Ele citou como exemplo as eleições de 2008 em sua base eleitoral fazendo um comparativo com a capital. “Em Jardim Alegre nossa candidata não ganhou a eleição, mas perdemos por apenas 18 votos, enquanto que em Curitiba nosso candidato fez apenas 1,7% dos votos válidos. Seria até bom que se convoque o nosso pessoal de Jardim Alegre para dar uma forcinha nas eleições aqui em Curitiba”, brincou.

Pessuti disse ainda que não tem pretensão de ser candidato a presidente do Diretório Estadual do PMDB. “Não pretendo ser candidato e nunca precisei da presidência do partido para me eleger por cinco vezes deputado e fechando este ciclo político como governador do Paraná. Minha intenção é ajudar o PMDB nas nossas 140 prefeituras e visitar, se possível, todas as regiões do Estado para fortalecer o partido”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário