sábado, 14 de maio de 2011

Pessuti reúne peemedebistas em Douradina e Campo Mourão

O ex-governador Orlando Pessuti e Sérgio Souza, suplente da Senadora Gleisi Hoffmann percorreram as Regiões de Entre Rios (Amerios) e de Campo Mourão (Comcam), nesta sexta-feira (13), participando de reuniões com peemedebistas relativas às eleições de 2012.

O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Funcionários da Indústrias Gazzin, uma das maiores empresas do país, na cidade de Douradina, região da Amerios. Pessuti e Sergio foram recebidos pelo organizador do evento, ex-secretário da Corregedoria Antonio Comparsi de Melo e por Rubens Gazin, um dos proprietários da empresa anfitriã.

Participaram do encontro prefeitos, vereadores, secretários municipais, ex-prefeitos e ex-vereadores e lideranças das cidades de Maria Helena, Perobal, Umuarama, São Manoel do Paraná, Xambrê, Tuneiras do Oeste, Cruzeiro do Oeste, Mariluz entre outras.

Entre os deputados presentes, o Federal Osmar Serraglio que é o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e os estaduais Antonio Scanavaca (PDT) e Jonas Guimarães, que representam a região. Em seu discurso, Serraglio disse que: “é uma honra receber o ex-governador e que hoje é o nosso líder do PMDB no Paraná. É o Pessuti que faz que nós prossigamos mantendo a nossa chama acesa, que mantemos dentro do nosso partido” disse.

Jonas Guimarães ressaltou que a política é formada por pessoas de vários comportamentos. “O Pessuti, acima de tudo, é um grande amigo do Paraná, sempre um companheiro e amigo e que está encabeçando estas reuniões com os filiados do PMDB nos 399 municípios onde temos diretórios formados, com o objetivo de ampliar nossos quadros de maneira qualificada”, disse. “Nós perdemos uma eleição para o governo do Estado, mas fizemos a maioria de deputados estaduais e federais o que deixa o PMDB forte no Paraná e no Brasil. Vamos nos fortalecer para as disputas do ano que vem junto com o Pessuti, que é um grande baluarte e que ainda queremos ter como governador de nosso Estado para fazer muito mais por quem vive aqui”, enfatizou.

O deputado pedetista Fernando Scanavaca, mesmo sendo de outro partido participou do evento. “Eu cancelei toda a minha agenda para acompanhar o Pessuti, que marcou o nosso estado e nossa região com uma administração brilhante. Sucesso ao Pessuti nesta caminhada do PMDB”, afirmou. “Sabemos de sua importância para um sucesso ainda maior”, refletiu. O deputado aproveitou para brincar com Sergio “quem quer tirar uma foto com ele aproveite agora, pois em 2014 ele estará em Brasília no Senado, e a coisa ficará mais difícil”, disse referindo-se a informações que a senadora Gleisi Hoffmann pode vir a disputar o governo do Estado nas próximas eleições estaduais com boas perspectivas.

Sergio de Souza comentou que o período é propício para a realização dos encontros. “Não estamos em ano eleitoral e fazer reuniões em dias de semana e no horário do almoço é muito bom, porque nós que temos respeito pelo PMDB e queremos ver o seu sucesso nas urnas, damos um jeito de nos encontrar e debater formas de promover seu crescimento”, disse.

Comcam - Em Campo Mourão estiveram presentes além dos prefeitos, vice, vereadores, ex-prefeitos e vereadores do município anfitrião, representantes das cidades de Engenheiro Beltrão, Boa Esperança, Juranda, Moreira Sales, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Janiopolis, Goioerê, Iretama, Peabirú e Barbosa Ferraz, o Secretario do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Ericson Chandoha, o ex-prefeito por três mandatos em Campo Mourão, Agostinho Vechi, e o ex-deputado Darci Deitos.

Nos discursos, destaque foi para a expectativa dos presentes aos novos rumos que pode tomar o PMDB no Estado. O maior partido do Brasil e do Paraná passa por um processo de reconstrução, com o empenho em prol da mobilização e maior participação dos filiados, ação que vem sendo desempenhada por Orlando Pessuti e Sergio Souza em todas as regiões.

“Foi muito importante este encontro para sabermos que rumo poderemos tomar, para que formulássemos estratégias de ação e deixarmos o PMDB cada vez mais forte” disse Agostinho Vechi.

O ex-prefeito de Goioerê, Antônio Sena, lamentou o fato de Pessuti não ter disputado a eleição para o governo do Paraná em 2010, “como companheiros sabemos que Pessuti é nosso líder e que poderia estar ainda mais fortalecido após a eleição. Tivemos que apoiar outro candidato e isso enfraqueceu nosso partido”, afirmou.

A manifestação foi amplamente apoiada pelos presentes. O ex-deputado Darci Deitos disse que “o PMDB do Paraná foi estraçalhado na última eleição por não ter uma candidatura. Isso ocorreu devido ao interesse pessoal do ex-governador Requião e de alguns deputados”, disse. Para ele,” é preciso acabar com o discurso vazio de que, por exemplo, tudo para os pobres seguindo ensinamentos de carta disso ou daquilo devendo-se honrar o mandato obtido nas urnas. É necessário fortalecer e modificar o Diretório Estadual para que ele não exista para defender os interesses pessoais de Roberto Requião - que é meu amigo e a quem atendi como servidor. Não podemos ficar submetidos a um homem só dentro do PMDB e dependentes do que ele pensa, todos temos nosso valor”, afirmou.

Já o prefeito de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto, agradeceu o empenho de Pessuti ao promover os encontros. “Estávamos sem um ponto de referência e com essa mobilização criamos meios de fortalecer o trabalho partidário mantendo nossos filiados no PMDB. A ação desenvolvida hoje vai agregar cada vez mais gente em nosso partido”, disse.

O ex-governador avaliou como excelentes os encontros que mobilizaram dezenas de prefeitos e lideranças. Pessuti defendeu nos encontros que sejam realizadas reuniões no mínimo a cada duas semanas. “Como dizia o saudoso Ulysses Guimarães, quem não se reúne, se desune. Precisamos reformular o partido localmente para que possamos chegar ao mês de outubro, um ano antes da eleição ajustados” afirmou.

Pessuti lembrou aos filiados sobre a importância de promover as filiações pendentes e regularizar a documentação dos diretórios e dos filiados até o final de setembro. O ex-governador salientou que é importante “dar uma mexida na nossa legenda. A realidade partidária hoje, não reflete a realidade do PMDB. Defendo a alteração nos comandos dos diretórios municipais se houver a necessidade. Nunca presidi o Diretório Estadual, mas se nosso presidente o deputado Waldyr Pugliesi não tentar a reeleição e me der apoio disputo a presidência para fazer um bom trabalho no partido, que precisa sofrer um choque para dar vida nova a nossa militância”, concluiu.

Agendas - Neste sábado (14) Pessuti e Sergio Souza recebem na Expoingá em Maringá, o ministro da Agricultura Wagner Rossi e o Secretario do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Ericson Chandoha.

Na próxima semana as reuniões serão realizadas dias 25 às 19h00 em União da Vitória, 26 em Guarapuava a partir das 12h00 e às 18h00 em Laranjeiras do Sul e no dia 27 em Irati às 12h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário