“A criação da Unila é a oportunidade para que 10 mil jovens estudem e que ocorra a integração dos povos da América Latina”, disse o vice-governador Orlando Pessuti comemorando a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a criação da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), nesta última terça-feira (12), em Brasília. A universidade será construída em Foz do Iguaçu e seu campus foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A instituição atenderá a dez mil alunos, entre estudantes brasileiros e dos demais países da América Latina, com corpo docente formado por especialistas brasileiros e dos demais países.
“Temos investido substancialmente no ensino superior, estamos cuidando para melhorar sensivelmente nossa educação”, disse. Pessuti lembrou que até alguns anos atrás o ensino superior gratuito oferecido no Estado contava apenas com a Universidade Federal do Paraná e com as Universidades e Faculdades Estaduais. “Tivemos a transformação do Cefet em Universidade Federal Tecnológica do Paraná, da Escola Técnica do Paraná no Instituo Federal Tecnológico, agora temos a Unila e logo mais teremos dois campus Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul e em Realeza”, contabilizou.
Pessuti disse que este investimento Federal no ensino superior do Paraná se soma ao investimento do Estado para o ensino médio e fundamental. “Temos investido 30% do orçamento em Educação, estamos construindo e reformando escolas, fizemos o programa de formação continuada dos professores, distribuição de livros didáticos, ou seja, um conjunto de ações que permitem que tenhamos mais condições de atender nossos alunos, funcionários e professores”, explicou.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário