sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Unioeste vai ajudar a preservar acervo do Museu da Imagem e do Som de Cascavel


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e prefeitura de Cascavel assinaram, nesta sexta-feira (14), convênio de cooperação técnica e científica para projeto de higienização, catalogação e digitalização do acervo do Museu da Imagem e Som (MIS) da cidade. O acordo foi assinado pelo vice-governador Orlando Pessuti, pelo reitor Alcibiades Luis Orlando e pelo prefeito Edgar Bueno.

O projeto será coordenado pelo professor Marcos Nestor Stein e vai contribuir para a preservação da documentação do museu, bem como criar mecanismos que facilitem a pesquisa sobre a história de Cascavel e do Oeste do Paraná. “O acervo do MIS é muito rico e possui mais de 40 mil fotografias, além de outros materiais que poderão ser incorporados ao projeto”, informou Stein, que também atua na direção do Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (Cepedal).

Segundo destacou, a ação da Unioeste consistirá, por meio do apoio técnico de professores e alunos do curso de História, em higienizar o material, em seguida serão feitas a identificação e catalogação. “Outra etapa será converter o documento impresso em imagens eletrônicas e armazená-lo em sistema digital. Ao final da atividade, os documentos serão devolvidos ao MIS juntamente com a cópia digital”, explicou.

Clique Aqui e veja a matéria completa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário