domingo, 4 de outubro de 2009

Festa da Cevada mobiliza produtores e atividades culturais em Guarapuava


Na Agência de Notícias do Paraná

O vice-governador Orlando Pessuti participou na noite desta sexta-feira (02) da Festa da Cevada, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava. O evento é promovido pela Cooperativa Paranaense Agrária Agroindustrial (Agrária) e reuniu, no primeiro dia, mais de 3.500 pessoas. De acordo com Pessuti a festa é resultado do empreendedorismo da Cooperativa Agrária. “A partir da atividade agrícola a Agrária se tornou uma das maiores empresas de produção de malte do mundo. A agroindústria paranaense tem nos dado um saldo positivo na balança comercial”, afirmou.

“O Paraná lidera 68% da produção de cevada do país. A Agrária é a maior da América do Sul. Esta produção resulta no desenvolvimento econômico e industrial do Paraná, na geração de empregos e nos ajuda a ampliar a produção da cevada, para que possamos atender a demanda. Vamos estabelecer um maior equilíbrio na nossa balança comercial. Com o aumento da produção aqui no Paraná, nós precisaremos importar menos malte”, disse Pessuti.

APRESENTAÇÕES - Pessuti participou da tradicional peixada à moda serrana e acompanhou a apresentação de grupos musicais e de dança, formados por jovens da comunidade local. “É uma festa fantástica. A anchova servida no espeto se tornou uma tradição gastronômica no estado. Temos nesta festa pessoas de todo o Brasil. No fim de semana mais de 7 mil pessoas devem participar da festa”, disse.

“A ampliação da fábrica vai ampliar a produção de cevada no estado. A participação do governo do Paraná tem sido peça chave para o sucesso da empresa. Os investimentos do BRDE, do BNDES e do Banco do Brasil permitiram este avanço. A presença de Pessuti aqui na noite de hoje nos honra”, afirmou o diretor-presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl.

Na programação do evento, que segue até o domingo (04), estão apresentações de grupos culturais, bailes, celebração ecumênica e a tradicional peixada à moda serrana. A organização espera mais de 10 mil pessoas. A festa vai oferecer produtos comercializados pela Agrária, como soja, milho, trigo, cevada, aveia e suínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário