sábado, 17 de outubro de 2009

Governo apoia convênio com a China para produção de bambu


Na Agência de Notícias do Paraná

O vice-governador Orlando Pessuti recebeu, nesta sexta-feira (16), no Palácio das Araucárias, representantes da província chinesa de Zhejang e da Associação Paranaense de Bambu, que firmaram o acordo para promover o programa do uso sustentável da planta. “A intenção é somar forças, experiências e trabalho, promovendo a cultura do bambu, com responsabilidade ambiental, de forma socialmente correta”, disse o vice-governador.

“Em seis anos de estudos descobrimos que existem 4 mil formas de utilização do bambu e, Zhejang possui mais de 2 mil industrias que trabalham com a planta. Temos muito a aprender com eles”, conta Rebeca Kuperstein, presidente da Associação.

A província de Zhejang fica duas horas ao sul de Xangai e possui pouco mais de 51 milhões de habitantes. Mais de 700 mil hectares são de florestas, sendo 560 mil dedicados ao cultivo do bambu.

“Somos a província mais adiantada na utilização do bambu como matéria-prima, inclusive na fabricação de roupas. Essa parceria vai nos auxiliar a desenvolver e difundir ainda mais as nossas técnicas”, explica Xing Zuirong, chefe da delegação de Zhejang

“Existe bambu típico paranaense disponível no estado, que associados ao Centro de Pesquisa Nacional de Bambu da China, pode trazer muitos benefícios ao Paraná”, contou Rebeca. “Implantamos a cadeia produtiva sustentável do bambu em reserva legal para que haja uma produção e um retorno econômico aos nossos agricultores”, acrescentou.

A presidente da Associação disse que a parceria com Zhejang já está rendeu o contato uma província francesa que está interessada na implantação da cadeia produtiva do bambu. “Estamos negociando o acordo para darmos suporte a implantação da planta na França, visando a indústria, que é a especialidade dos nossos parceiros chineses”, anunciou Rebeca.

Participaram do encontro representantes das secretarias do Meio Ambiente, Agricultura, Indústria e Comércio, Saúde e Federação das Industrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário