quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O metrô de Curitiba e a Copa do Mundo

O metrô de Curitiba, em seu 1º trecho (Pça. Eufrásio Correia/CIC-Sul), numa extensão de 13 quilometros, poderá estar concluído a tempo de ser utilizado durante a Copa do Mundo Fifa-2014, de acordo com informações oficiais da própria prefeitura.


Esta é uma ótima notícia para os curitibanos, pois terão a oportunidade de substituir o uso de seus veículos particulares por moderno e eficiente meio de transporte, em tudo superior aos atuais vermelhões, amarelões, verdões e cinzentãos que percorrem a nossa capital e a região metropolitana.

Agora, a pergunta que não quer calar: de onde virão os recursos financeiros necessários à execução dessa obra? O que se sabe é que o Governo Federal não parece nada disposto a bancar a fundo perdido esse projeto, ainda que seus técnicos admitam a importância da obra para o desenvolvimento urbanístico da Capital paranaense.

Essa indagação ganha contornos de problema quando o ministro paranaense Paulo Bernardo, do Planejamento, diz com todas as letras: "Não é uma obra essencial para a Copa. Mas, se a cidade considera importante o metrô, vamos discutir de forma separada".

Ou seja, com recursos do PAC da Copa, nada feito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário