terça-feira, 20 de outubro de 2009

Paraná firma acordo de parceria com província chinesa de Hainan


Na Agência de Notícia do Paraná

O vice-governador Orlando Pessuti e o governador da província chinesa de Hainan, Wang Weilu, assinaram nesta segunda-feira (19), no Palácio das Araucárias, protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer a troca de experiências nas áreas da ciência e tecnologia, turismo e agricultura. “Vamos tornar o Paraná um estado irmão da Província de Hainan. Este intercâmbio irá trazer inúmeras contribuições, como o desenvolvimento e intercâmbio de tecnologias”, ressaltou Pessuti.

Pessuti destacou que o Paraná possui termos de cooperação e intercâmbios firmados com outras províncias chinesas na área cultural, da ciência e tecnologia, turismo e agricultura. “Com Hainam, queremos aprimorar este trabalho. Eles vêm a Curitiba devido ao nosso potencial que temos na área ambiental, na área de transporte. Eles são grandes compradores dos produtos agropecuários de nosso estado e querem aumentar este intercâmbio de trocas e cooperação”, destacou o vice-governador.

“Na China temos uma piscicultura desenvolvida e, graças a parcerias estabelecidas no primeiro governo de Requião, temos hoje uma aquicultura destaque no Paraná. Em 1991 recebemos uma comitiva de técnicos chineses no Paraná. Nosso estado é o maior produtor de frango, suínos, milho e trigo. Outro destaque é a nossa produção de açúcar e etanol”, enfatizou o vice-governador.

O governador de Hainan acentuou que província também pretende estabelecer relações de cooperação no setor portuário com o Paraná. “Alguns de nossos produtos podem chegar ao Brasil pelo Porto de Paranaguá. A nossa comitiva de empresários está no Brasil há 22 dias. Curitiba nos surpreendeu”, afirmou Wang Weilu.

A comitiva chinesa irá se reunir nos próximos meses com empresários paranaenses. “Vamos discutir a possibilidade de estabelecer parcerias comerciais com o Paraná também. Para nós, isso é de grande interesse”, afirmou Weilu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário