quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Produção paranaense de trigo fará com que país reduza importações


Na Agência de Notícias do Paraná

O Paraná é o maior Estados produtor de trigo, que atende as exigências da indústria de panificação. Esse esforço vem sendo conquistado graças à contribuição de pesquisas, que desenvolvem variedades mais produtivas do grão, e das políticas públicas em apoio à produção. Na Escola de Governo desta terça-feira (6), o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, apresentou o balanço das medidas do Governo do Paraná contribuir com o projeto nacional de elevar a produção de trigo para, até 2012, suprir 70% do consumo no País.

Esse projeto desenvolve o potencial do Brasil em produzir trigo de qualidade e reduzir a evasão de divisas e a dependência das importações do grão, em atendimento à necessidade de segurança alimentar do País. No ano passado, o Brasil gastou US$ 1,42 bilhão com a compra de trigo importado, a maioria vinda da Argentina e da região do Mercosul.

Em contraponto a esse projeto, o governador Roberto Requião lamentou a iniciativa do governo paulista, no ano passado, em zerar o imposto de importação do trigo, obrigando o Paraná a adotar a mesma medida, em prejuízo dos produtores que se sentiram desestimulados com a atividade.

O vice-governador Orlando Pessuti destacou a iniciativa do governo do Estado com a recuperação do Iapar e Emater, duas empresas importantes no suporte da produção rural do Estado. Lembrou a realização de concurso público que há 18 anos não era feito no Iapar que contribuiu com a revitalização que está sendo apresentada pelos pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário