quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sudoeste: Osmar e Pessuti se dão melhor nas classes D/E; Beto na A/B


Na Rádio Independência

Dividos por segmentos de poder econômico do Sudoeste, os melhores índices alcançados pelo líder das pesquisa na região para o governo do Estado, senador Osmar Dias (PDT), se dá na classe D/E, com 59% — sua média é de 52%, em levantamento realizado na semana passada pela Radar Estatística.

O pré-candidato e vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), com 8% de média, chega a 11% na clase D/E e 10% da A/B — num equilíbrio dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Beto Richa (PSDB), pré-candidato e prefeito de Curitiba, tem índices melhores na classe A/B, chegando a 42% — sua média é de 33%. Na classe C, Beto também está bem, com 40%.
Osmar Dias tem ampla vantagem no eleitorado feminino, com 58%. Beto e Pessuti têm mais preferência no eleitorado masculino. Nas faixas etárias, o pedetista tem seu melhor desempenho entre o pessoal de 45 a 59 anos. Beto vai melhor na faixa dos 16 aos 24, com 42%. Pessuti tem melhor aceitação entre 35 a 44 e com os mais de 60.

A pesquisa eleitoral da Radar Estatística foi encomendada pelo Jornal de Beltrão. Ela foi feita nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, com 499 entrevistas em 18 municípios (*), respeitando a proporcionalidade de sexo, idade, classe social (profissão/ocupação) e local de moradia (urbana e rural), conforme TRE de agosto de 2009, presente no banco de dados da empresa. A margem de erro da pesquisa é de 2,7 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. Isto significa dizer que se se fizer 20 levantamentos com a mesma metodologia, em 19 os índices estarão dentro da margem de erro.

(*) Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos, Palmas, Coronel Vivida, Chopinzinho, Capanema, Mangueirinha, Clevelândia, Santo Antônio, Ampere, Realeza, Planalto, Marmeleiro, Salto do Lontra, Itapejara D’Oeste, Santa Izabel e São João. (BV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário