sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pessuti abre 9ª Conferência Estadual de Saúde

O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário da Saúde, Gilberto Martin, participaram nesta sexta-feira (18) da cerimônia de abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde, em Curitiba. O evento, que é realizado a cada dois anos, reuniu cerca de mil pessoas, entre servidores, prestadores de serviço e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de propor ações e projetos de saúde pública para os próximos dois anos.

Pessuti enfatizou que as ações de saúde devem ser mais amplas do que apenas garantir o medicamento e o hospital. “Esta conferência é de extrema importância para todos os envolvidos diretamente ou indiretamente com a saúde pública no Paraná. É a hora de ouvir sugestões e críticas que contribuam para melhor estruturar a saúde em nosso Estado. Em 2010 vamos dar sequência ao trabalho realizado, garantindo a população a melhor estrutura de saneamento básico, luz fraterna. Porque se não tivermos ações preventivas, não estamos cuidando da saúde”, ressaltou.

O vice-governador defendeu a regulamentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 29, que prevê, entre outros pontos, a aplicação de no mínimo 12% do orçamento dos governos na saúde. “Na semana passada estive em Brasília acompanhando um grupo de prefeitos paranaenses que pedem a regulamentação da PEC – 29, para que não haja mais especulações sobre o que é e o que não é gasto com saúde”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário