sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pessuti lidera discussão para criação da terceira pista no aeroporto Afonso Pena

O vice-governador Orlando Pessuti reuniu o ministro do Planejamento Paulo Bernardo e os dirigentes de federações que representam as atividades produtivas do Estado nesta sexta-feira (18) para discutir a necessária ampliação no aeroporto internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitba. O encontro ocorreu na gabinete da vice-governadoria, no Palácio das Araucárias. “Reunimos as principais entidades do nosso Estado, na luta para prepararmos o Afonso Pena para a Copa de 2014 e para transformá-lo em aeroporto exportador e importador de cargas, visando atender à demanda da indústria e do comércio paranaense, da Região Sul e do Mercosul”, afirmou Pessuti.

“Vamos fazer a terceira pista do Afonso Pena, mas precisamos cumprir todos os passos necessários, como concluir a desapropriação do entorno do aeroporto e conseguir a licença ambiental”, disse o ministro Paulo Bernardo. O processo de desapropriação já foi iniciado e está 80% concluído, mas necessita de novo decreto estadual. Foi agendada a próxima reunião para janeiro, no Afonso Pena, que deverá contar com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Murilo Marques Barboza.

Bernardo disse que a Infraero fará o projeto da ampliação. “Vamos colocar os recursos necessários. Não devemos criar a expectativa que, em julho do ano que vem, teremos uma nova pista. Estes passos necessários são demorados, como, por exemplo, a licença ambiental”, explicou. Ainda de acordo com o ministro, os investimentos nos aeroportos são necessários devido ao constante crescimento do número de usuários. “O tráfego de passageiros neste ano, em que o crescimento econômico foi fraco, aumentou 8%. No ano que vem, quando teremos crescimento de 5%, o número de passageiros vai crescer cerca de 20%”, projetou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário