sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pessuti reivindica ampliação no aeroporto Afonso Pena

Neste momento o vice-governador Orlando Pessuti está reunido com o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, no Palácio das Araucárias, para reivindicar a construção de uma nova pista no aeroporto internacional Afonso Pena.


Abaixo o oficío, na íntegra, que foi entregue ao ministro:




Ofício n.º 839/09

Excelentíssimo Senhor
PAULO BERNARDO
Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão
Esplanada dos Ministérios – bloco K – 7.º andar
70040-906 BRASÍLIA – DF


Curitiba, 18 de dezembro de 2009
Ofício n.º 839/09



Senhor Ministro:

Ao saudar Vossa Excelência, aproveitamos a oportunidade para solicitar especial atenção à causa que envolve a ampliação da capacidade operacional do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, com a construção da nova pista de 3.400 metros de extensão, visando fazer frente à crescente demanda do volume de cargas e do número de passageiros naquele aeroporto.

No caso específico desse empreendimento cabe informar, também, que a proposta de construção da nova pista integra o Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, do Ministério dos Transportes, que aponta as prioridades para investimento em infraestrutura no nosso país.

Outro aspecto refere-se à área indicada para a construção da nova pista, pois 80% daquele total já se encontram desapropriados, sendo importante registrar, neste caso, que o Governo do Paraná vem tomando todas as medidas necessárias, em conjunto com a Administração local da INFRAERO, para a mais rápida conclusão dos trabalhos, necessários, inclusive, para resguardar o patrimônio de possíveis invasões.

Esclareço que o resultado dos estudos realizados sobre o tema em questão devem ser creditados, em grande parcela, às gestões que têm sido feitas pela diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Em anexo, seguem cópias da carta e relatório encaminhados pela FIEP, em 18 de dezembro de 2008, à Presidência da Infraero, onde fica evidenciada uma demanda potencial de movimentação de 45.000 toneladas de cargas, no ano de 2007. Por outro lado, os volumes de cargas exportadas e importadas por via aérea do Paraná e de Santa Catarina, de janeiro a outubro de 2008, já alcançaram cifras superiores a 34 mil toneladas pelo Paraná e 14 mil toneladas por Santa Catarina.

Torna-se importante nominar, nesta oportunidade, outras representativas entidades que apóiam integralmente o citado pleito:

a) Associação Comercial do Paraná - ACP
b) Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba – AECIC
c) Associação Paranaense de Imprensa – API
d) Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP
e) Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – FACIAP
f) Federação do Comércio do Estado do Paraná – FECOMÉRCIO
g) Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR
h) Instituto de Engenharia do Paraná – IEP
i) Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - OCEPAR
j) Movimento Pró-Paraná – MPP
k) Prefeitura Municipal de Curitiba
l) Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
m) Sociedade Consular do Paraná – SCP

Por outro lado, cumpre-nos registrar o reconhecimento pelo empenho pessoal do empresário Valmor Weiss, integrante da diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná – SETCEPAR, responsável pelas ações do Grupo de Trabalho do Aeroporto Afonso Pena, designado por nós para exercer essa função, na condição de Coordenador do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo FIFA-2014.

Isto posto, Senhor Ministro, estamos plenamente convencidos de que a construção da nova pista do Aeroporto Afonso Pena constitui ação governamental da mais alta importância e de elevada prioridade, dentro do contexto aeroportuário nacional. Contamos, portanto, com sua imprescindível e decisiva participação no sentido de podermos viabilizar essa obra, em curto espaço de tempo, atendendo às aspirações da comunidade paranaense.

Atenciosamente




ORLANDO PESSUTI
Vice-Governador do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário