sexta-feira, 19 de março de 2010

Paraná já pode ser área livre de Febre Aftosa sem vacinação

O secretário nacional da Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, reconheceu nesta quinta-feira (18), em Curitiba, que o Serviço de Defesa Agropecuária do governo do Paraná está capacitado e tem condições de levar adiante o processo de reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação. Com isso, o Paraná poderá suspender já a partir de novembro de 2010 as campanhas de vacinação contra aftosa.

O anúncio de Kroetz foi feito durante o Seminário Paraná Livre de Aftosa sem Vacinação, promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Durante a solenidade, o vice-governador Orlando Pessuti firmou seu compromisso em levar adiante a política pública de sanidade animal no Paraná, quando assumir o governo a partir do próximo mês. Segundo ele, jamais seria contrário à essa proposta, já que a reformulação do sistema de Defesa Sanitária Animal foi intensificada quando esteve à frente da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, entre 2003 a 2006.

Pessuti também citou os momentos difíceis em que passou com o Ministério da Agricultura, quando não recebeu recursos para aplicar no serviço de defesa agropecuária. “Era grande a nossa angústia na época em que o governo federal nada investia nesse setor”, recordou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário