segunda-feira, 22 de março de 2010

Pessuti envia à Assembléia dois projetos que tornam permanentes benefícios para educação

O vice-governador Orlando Pessuti entregou, nesta segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Paraná dois projetos de lei complementar que visam perenizar o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e o repasse anual de recursos pelo Estado para instituições municipais, estaduais e mantenedoras de ensino especial. “Queremos transformar em política de Estado o que hoje é política de Governo. Não estamos aqui para beneficiar o Governo ou algum deputado. Estamos em favor da boa educação do Paraná, que garanta boas condições de trabalho aos professores”, afirmou Pessuti.
A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, lembrou que estes programas tiveram boa aceitação dos professores, tanto na formação por meio do PDE quanto nos convênios para o ensino especial. “São programas que amarramos ao longo dos anos, discutindo e criando novas práticas e mecanismos para seu desenvolvimento. Temos hoje uma base de trabalho que deve ser transformada em política pública de estado na área da educação”, disse.

A primeira proposta apresentada por Pessuti, referente ao PDE, prevê que, anualmente, 3% dos professores da rede pública estadual participem do programa – são pelo menos 2 mil professores, já que a rede é composta por 60 mil. Hoje, o programa atende 2,4 mil professores em todo o Estado. Eles se afastam totalmente do trabalho durante o primeiro ano para se dedicar exclusivamente ao estudo. No segundo ano, o afastamento é de 25%.

Criado pelo Governo do Estado em 2007, numa parceria da Secretaria da Educação e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o PDE é uma política pioneira de formação continuada para os professores, que elaboram um Plano de Trabalho – proposta de intervenção prática na realidade escolar.

“O PDE dá condições melhores e mais aprimoradas de formação. Antes, quando os professores buscavam capacitação, deixavam a sala de aula sem salário, o que prejudicava sua renda e sua futura aposentadoria. Estamos também assegurando melhor qualidade de ensino que, com outras propostas e ações do Estado, fazem do Paraná referência na educação”, lembrou Pessuti, ao destacar a criação do Plano de Cargos e Salários e a contratação de profissionais para serviços gerais, acabando com a terceirização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário