segunda-feira, 22 de março de 2010

Programa de redução da mortalidade materno-infantil completa nove meses


O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário da Saúde, Gilberto Martin, participaram nesta segunda-feira (22), no Auditório da Federação das Industrias do Paraná, do I Encontro de Avaliação do programa “Nascer no Paraná: Direito à Vida”, que completou nove meses de implantação e já foi adotado no Estado de forma permanente.

O programa tem como objetivo principal a redução da mortalidade materna e infantil por meio de medidas simples que envolvem a mobilização da sociedade. Cerca de 500 pessoas, entre integrantes dos comitês e gestores municipais assistiram as apresentações de 14 trabalhos que se destacaram na aplicação do programa ao longo dos nove meses.

Orlando Pessuti explicou que o programa é uma política pública assegurada. “É um programa fantástico, que visa principalmente dar as crianças do Paraná o direito de nascer. Isto está dando certo. São mais de 300 comitês de mobilização instituídos”, afirmou.

Pessuti enfatizou ainda que o governo investiu pesado em saúde pública - com a construção de 347 Clínicas da Mulher e da Criança e do Hospital Infantil em Campo Largo. “Investimos também na prevenção. Pensamos naquelas gestantes que estão no interior do estado e que precisam fazer ultra-som”. Ele lembrou que muitas políticas públicas são integradas e acabam por beneficiar a saúde de todos os paranaenses, como o programa do Leite das Crianças que foi criado há sete anos e garante a saúde das crianças”, ressaltou.
O secretário Gilberto Martin lembrou que o programa foi espelhado nas ações da Pastoral da Criança. “A doutora Zilda Arns participou do lançamento do programa estadual e deu grandes contribuições. Esta sempre foi a ideia - potencializarmos um ao outro. Como instituição pública temos uma grande capilaridade e poderemos abrir portas para as agentes da Pastoral da Criança. Da mesma forma, as ações da pastoral chegam a um grande número de pessoas e contribuindo para a implementação do programa do governo do Paraná”, destacou.

Martin ressaltou que ainda é cedo para falar na redução dos indicadores, mas que muito foi feito nestes nove meses. “Estamos na fase de consolidação do programa e já começamos a colher os resultados. Dos 399 municípios, 353 já implantaram comitês de mobilização e 265 municípios estão realizando exames de urocultura para prevenir o parto prematuro”, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário