sexta-feira, 16 de abril de 2010

“Audiências em Brasília foram positivas”, disse Pessuti

O governador Orlando Pessuti fez um breve relato, durante a abertura do seminário PAC 2 nesta sexta-feira (16), em Curitiba, sobre as reuniões e as conquistas obtidas nos últimos dias durante extensa rodada de negociações que teve em Brasília com ministros, senadores e deputados federais.

Segundo ele, com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, foram discutidos investimentos nos aeroportos paraenses, com vistas à Copa de 2014 e a melhorias para o setor de turismo e transporte de cargas. Com o vice-presidente José Alencar foi reforçada a necessidade da criação do TRF paranaense, na qual obteve total apoio. De acordo com Pessuti, com ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto e com a bancada paranaense o assunto foi a multa imposta ao Paraná e aos recursos retidos por conta do caso Banestado.

Pessuti ressaltou ainda a importância de priorizar os investimentos nos portos Brasileiros e afirmou que no caso do Paraná novos recursos serão destinados aos terminais de Paranaguá, Pontal do Sul e Antonina e defendeu que seja beneficiada também a cidade de Guaíra. “Em Guairá é necessária a construção de um grande terminal Rodo hidroferroviario, utilizando-se da hidrovia Tietê/Paraná e os trilhos da Ferroeste de Cascavel (PR) a Guaíra (PR), seguindo a Maracajú (MS), aproveitando todo o potencial já existente”.

Pessuti informou que nos próximos dias participa de uma reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, com o objetivo de encontrar uma solução para o contorno ferroviário de Curitiba, de forma a integrar a região metropolitana, numa nova opção de trânsito ferroviário entre Curitiba / Paranaguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário