quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Governador busca em Brasília recursos para a construção de 164 novas escolas

O governador Orlando Pessuti foi recebido em audiência nesta quarta-feira (6), em Brasília, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que propôs analisar a liberação de R$ 214 milhões destinados à construção de 164 novas escolas em todo o Estado. O plano de obras entregue pelo governador inclui a construção de 115 escolas em parcerias com os municípios e 49 escolas estaduais.

Acompanhado do deputado federal Osmar Serraglio e do secretário de Saúde, Carlos Moreira, Pessuti revelou que o plano entregue ao ministro propõe ainda a construção 600 salas de aula. “O Paraná possui cerca de 2,2 mil escolas estaduais, sendo que algumas precisam ser ampliadas para atender a demanda”, afirmou Pessuti ao ministro Haddad e ao diretor de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica, Romeu Weliton Caputo, que acompanhou a audiência.

O governador disse que pediu ao ministro a liberação dos recursos para poder cumprir os compromissos assumidos pelo ex-governador Roberto Requião sem que houvesse receita suficiente para a construção das novas escolas.

“As obras foram autorizadas, os projetos elaborados, algumas licitações iniciadas, outras por fazer, sem que houvesse os recursos. Estamos agora correndo para cumprir esses compromissos que o ex-governador fez sem que a receita tivesse ocorrido”.

Pessuti, no entanto, fez questão de deixar claro que não culpa o ex-governador pela liberação das obras. “Muito menos o condeno por isso. A verdade é que a culpa é da crise mundial que afetou o Brasil, em 2009, e que fez com que o Paraná arrecadasse menos”. Segundo ele, o Paraná deixou de arrecadar com a crise cerca de R$ 1,3 bilhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário