sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pessuti libera R$ 15 milhões e cria unidade para o Corpo de Bombeiros

No dia em que o Corpo de Bombeiros do Paraná comemorou 98 anos, o governador Orlando Pessuti liberou, nesta sexta-feira (8), R$ 15 milhões para compra de equipamentos e assinou decreto que melhora a estrutura da corporação. A verba será investida em plataformas aéreas, compra de caminhões para combate a incêndios, ônibus para passageiros e motos aquáticas, além de construção de unidades operacionais. “Estamos estruturando melhor o Corpo de Bombeiros”, afirmou o governador.

Pessuti assinou decreto que cria o 7.º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Curitiba. A nova unidade terá sede no Cabral e vai atender também a municípios da região metropolitana, localizados ao norte da capital. “Esta região é altamente povoada e precisa de um atendimento imediato e estruturado”, afirmou Pessuti. O novo grupamento vai atender a 1,2 milhão de habitantes.

O governador também tornou oficial o Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), grupo de elite dos bombeiros. O Gost atua no combate a incêndios industriais, operação aerotáticas, mapeamento de áreas de risco e apoio a organizações policiais militares, desde 2006. “O Gost oficializado dá mais autoridade e mais legitimidade para o trabalho realizado”, ressaltou o coronel Geraldo Domaneschi, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná.

REESTRUTURAÇÃO – As medidas anunciadas fazem parte da reestruturação da Polícia Militar do Paraná. “A segurança pública tem sido a marca destes últimos meses de governo”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens. Segundo ele, com a criação do 7.º agrupamento e demais ações previstas no projeto de lei que reestrutura a Polícia Militar, o número de vagas para oficiais vai aumentar.

Serão 57 vagas para subtenente, 92 para primeiro-sargento, 45 para segundo-sargento, 137 para terceiro-sargento, 185 para cabos e 585 para soldados. “Isso cria perspectivas de crescimento com novos concursos ou aproveitamento dos já existentes”, avaliou Carstens. Pessuti informou que 400 policiais estão em treinamento para ingressar no Corpo de Bombeiros, nos próximos dias. De acordo com o governador, o último registro de reestrutura feita pelo governo estadual diretamente para os bombeiros, é de 1994, quando Mário Pereira era governador do Paraná.
Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário