quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Paraná terá sua 7ª Universidade Estadual


O governador Orlando Pessuti assinou a mensagem de implantação da Universidade Estadual do Paraná, nesta quarta-feira (20), em Curitiba. A mensagem segue para aprovação na Assembleia Legislativa.  A UEPR será a sétima universidade pública do Estado a ser implantada no Paraná e irá agregar sete faculdades estaduais que serão transformadas em Centros Universitários. “ Estamos investindo no fortalecimento do ensino e pesquisa no Paraná. É a concretização de uma luta de 28 anos da qual participo”, disse Pessuti.

A UEPR já conta com aproximadamente 12 mil alunos, 39 cursos e mais de 2,2 mil novas vagas. A sede da Universidade já funciona em Curitiba, em imóvel próprio do Estado. A instituição já possui 800 professores, sendo 80% mestres e doutores. “A UEPR, além de fortalecer o ensino superior, irá criar e agregar as agências de desenvolvimento regional. A implantação muda o conjunto de capacitação de professores, a ciência e tecnologia por meio da pesquisa e extensão universitária”, explicou o governador.

A nova universidade reunirá sete faculdades estaduais já pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino Superior: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).

Nenhum comentário:

Postar um comentário