segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cascavel ganha Comando Regional da Polícia Militar

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta sexta-feira (12), em Cascavel, decreto que cria no município o 5º Comando Regional da Polícia Militar, para atender o Oeste e Sudoeste do Paraná. A nova estrutura será responsável pelo 6º Batalhão de Cascavel, 3o Batalhão de Pato Branco, 14o Batalhão de Foz do Iguaçu, 19o Batalhão de Toledo, 21o Batalhão de Francisco Beltrão e pela Força Alfa, que atua especificamente em região de fronteira. 

“É um avanço. É descentralizarmos o comando do policiamento do interior, que hoje funciona em Curitiba, e desta forma fortalecer a segurança pública em Cascavel e região”, afirmou o governador. O decreto foi assinado durante visita do governador à Expovel - Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Cascavel. 

Pessuti afirmou que a criação do 5o. Comando Regional em Cascavel é uma demonstração de respeito com a cidade e uma vasta gerião e citou algumas consequências da ação. “Teremos aqui um coronel e toda a estrutura necessária, um efetivo maior da Polícia Militar, dos Bombeiros, da Polícia Rodoviária, da Polícia Ambiental, mais veículos e mais equipamento”, destacou. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, disse que na prática será estabelecida em Cascavel uma estrutura para coordenação administrativa, operacional e financeira de toda região. O coronel disse ainda que a polícia ganha agilidade. “As demandas, as decisões, a busca de soluções tinham que ser destinadas para Curitiba. Hoje, os problemas podem ser solucionados na região”, apontou. 

A medida, que faz parte da lei que reestrutura a polícia paranaense, vai atender a 94 municípios: uma população de aproximadamente 1,9 milhão de pessoas. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, há décadas não era realizado um investimento do porte desta reestruturação. “Segurança pública custa caro e os investimentos têm que ser permanentes”, avaliou. 

O prefeito Edgar Bueno disse que a criação do Comando Regional em Cascavel mostra que o trabalho que está sendo realizado pelo atual governo estadual traz esperança à população. “Hoje, a grande preocupação das pessoas é a segurança pública”, avaliou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário