terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pessuti comemora 30 anos de casado em Missa da Padroeira do Paraná

O governador Orlando Pessuti, acompanhado da esposa Regina e dos filhos, comemorou 30 anos de casamento durante a missa realizada nesta segunda-feira (15), em Paranaguá, em homenagem à Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná. Ele também aproveitou o feriado da Proclamação da República para falar sobre as reformas necessárias para que o sistema republicano continue avançando no Brasil. 


A missa foi celebrada pelo bispo dom Mauro Morelli, pelo bispo emérito da Diocese de Paranaguá, dom Alfredo Novak e pelo padre Joaquim Parron, provincial da Congregação dos Redentoristas. Estiveram presentes ainda o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a senadora eleita Gleisi Hoffmann, o prefeito José Baka Filho, o superintendente da Appa, Mario Lobo Filho, os secretários estaduais Milton Buabsi (Relações com a Comunidade), Ricardo Cansian Netto (Comunicação Social) e Erikson Camargo Chandoha (Agricultura) e o senador Flávio Arns, vice-governador eleito.

“Vim buscar as bênçãos para que eu possa seguir nesta caminhada como homem público, cidadão e chefe de família, construindo uma vida melhor para todos. Nestes 30 anos, pelo menos 10 deles celebrei aqui nesta missa”, afirmou Pessuti. 


O governador enumerou a importância do dia 15 de novembro: “é um dia especial para a celebração da República, dia da padroeira do Estado, dia do meu casamento com a Regina e já foi a data das eleições também”. 

Dom Mauro Morelli enfatizou a importância do fortalecimento da família e da luta que a sociedade deve ter para uma vida digna. “Os filhos são geridos pelo ato de união e amor de um casal, mas a família é gerida à mesa, durante as refeições, onde o diálogo e os valores são fortalecidos. E esta refeição deve ser saudável, sem veneno, pois infelizmente nossos alimentos ainda são produzidos com muito agrotóxico e o Paraná é campeão no uso deles”, alertou. 

REFORMAS - O governador aproveitou a oportunidade para falar sobre as reformas que ele acredita serem essenciais para que o sistema republicano se consolide no Brasil. Ele citou a reforma política como a primeira a ser implantada para o fortalecimento dos partidos e de líderes que “realmente representem a vontade da população”. 

“Precisamos ter também uma reforma tributária para melhor compartilhar as riquezas e recursos desse país. Reforma administrativa para menos gastos públicos e podermos investir mais em saúde, educação, ciência e tecnologia porque tudo isso é a base de um desenvolvimento que precisa distribuir seus recursos de forma solidária, como pregou hoje dom Mauro Morelli”, acrescentou Pessuti. 

DEVOÇÃO - A devoção à Nossa Senhora do Rocio existe desde o século XVII e espalhou-se pelo Brasil afora. Conta a tradição que, no local onde hoje está o Santuário, em Paranaguá, moravam humildes pescadores. Certa vez, um deles, chamado Pai Berê, insistia em lançar a rede ao mar, sem conseguir um só peixe. Desanimado, suplicou aos céus que não o desamparasse e ao jogar a rede pela última vez encontrou uma pequenina imagem de Nossa Senhora. A partir daquele dia, a pescaria tornou-se farta e abundante para todos.

A fé em Nossa Senhora do Rocio se expandiu ainda mais entre a população a partir de 1686, depois que uma peste matou várias famílias. O povo recorreu à Mãe do Rocio e foi atendido. A partir daí, a fé em Nossa Senhora do Rocio só cresceu e ela se tornou intercessora para levar a Deus os pedidos mais urgentes e difíceis. Em 1977, a Santa Fé declarou Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná. Na linguagem antiga, Rocio quer dizer orvalho.
Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário