sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pessuti reassume governo e anuncia liberações de recursos

O governador Orlando Pessuti reassumiu o comando do executivo paranaense na manhã desta sexta-feira (10). Pessuti estava representando o Estado na Conferência do Clima da ONU (COP 16), em Cancun, no México. Segundo Pessuti, para os últimos 22 dias de governo, ainda há pendências. “Temos uma série de licitações para homologar”, afirmou. Ele informou que existem contratos que vencem no final deste mês e que o futuro governador Beto Richa pode ter dificuldades para renovar, principalmente, no setor de segurança e limpeza.

Pessuti destacou convênios e liberação de recursos para municípios. “Se temos o dinheiro e a obra licitada, não custa nada darmos a ordem de serviço,” avaliou. Ele afirmou que vai se reunir com secretários e presidentes de autarquias para preparar as ações e entregar o governo em boas condições ao futuro governador. 

DEFENSORIA – Sobre o encaminhamento do projeto que cria a Defensoria Pública no Paraná, Pessuti afirmou estar ciente das dificuldades para que o projeto seja votado, pela Assembleia Legislativa, ainda este ano. No mês de setembro, o governador enviou mensagem que sugere a estruturação da Defensoria Pública no estado. 

Desde então se estabeleceu uma discussão sobre o tema. Nesta semana, acordo entre os deputados fez com que apenas a primeira votação do projeto acontecesse neste ano. O governador declarou que é natural que o futuro governo queira discutir o tema, mas afirmou que vai conversar com os deputados para que o projeto seja aprovado ainda este mês, mesmo com texto diferente. 

Conforme determina a legislação brasileira, no período em que o governador esteve ausente, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Justus, assumiu interinamente o governo. Justus citou algumas ações realizadas nesses sete dias, como inaugurações e liberações de recursos do Programa Recap (Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimentação). O deputado destacou a entrega de Biblioteca Cidadã, em Prudentópolis. “Já foram entregues 309 bibliotecas cidadãs”, disse Nelson Justus.

COP 16 – Pessuti analisou a participação do Paraná na Conferência do Clima. “Tivemos oportunidade de mostrar aos participantes da COP 16 nossas ações, em favor do meio ambiente”, declarou o governador. Pessuti enumerou algumas medidas adotadas no Estado que foram expostas na Cop 16. Entre elas, o Projeto Cultivando Água Boa, gerenciado pela Itaipui Binacional; o Programa Mata Ciliar, idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente; e o programa de Recolhimento de Embalagens, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. “O Paraná é campeão mundial em recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Recolhemos, hoje, 98% das embalagens”, acrescentou.
via: AEN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário