quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pessuti mostra na COP 16 programas do Paraná para combater mudança climáticas

O governador Orlando Pessuti defendeu, na COP 16 – Conferência de Mudança do Clima em Cancún, México, a restauração criteriosa das reservas legais e explicou a manutenção de matas ciliares e o inventário de gases do efeito estufa (GEE) desenvolvidos no Paraná. Pessuti e a delegação paranaense participaram de  reuniões nas quais divulgaram as ações paranaenses no combate às alterações climáticas. 

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, presidido pelo secretário executivo Luiz Pinguelli Rosa, contou com a ministra do Meio Ambiente Isabela Teixeira e a secretária nacional de Mudanças Climáticas, Branca Americano. Isabela explanou os planos setoriais, na agricultura, energia, indústria, Amazônia e Cerrado e sobre o Fundo Clima, cujo conselho gestor será empossado na quinta-feira (16) da semana que vem. 

Pessuti destacou o programa Mata Ciliar, que desde 2003 garantiu o plantio de 109 milhões de mudas de árvores de espécies nativas, às margens dos principais rios do Paraná, unidades de conservação e mananciais de abastecimento. O governador também falou sobre o Inventário de Gases de Efeito Estufa/GEE de Resíduos, lançado no mês passado. “É o primeiro passo para reduzir e controlar as emissões, bem como implementar ações para monitoramento do carbono”, afirmou Pessuti. O inventário traça o perfil de emissão dos setores, territórios, empresas ou instituições.

O governador defendeu a posição do Governo do Paraná em relação à necessidade de restauração criteriosa da reserva legal, e ressaltou o projeto de lei da Política Estadual de Mudanças Climáticas e o Fundo Estadual de mudanças climáticas em tramitação na Assembléia Legislativa.

Leia mais - AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário