quinta-feira, 31 de março de 2011

PMDB começa reorganização em Curitiba e novas filiações devem ser feitas


O PMDB de Curitiba começa a se reorganizar com o objetivo de disputar as eleições de 2012 fortalecido.Um dos primeiros passos foi dado nesta quarta-feira (30) em um encontro realizado no Diretório Estadual do Partido na capital.

Dos cerca de 120 presentes que compareceram, a posição tanto em pronunciamentos quanto nas avaliações, é que chegou a hora de se tomar um posicionamento, reorganizando a sigla através do aumento de filiados que participem das atividades políticas chegou.

Entre os participantes, o ex-governador Orlando Pessuti, o ex-presidente do PMDB estadual Milton Buabsi, o ex-residente da Sanepar Hudson Caleffe, os ex-deputados Renato Adur e Cesar Seleme, o ex prefeito de Matinhos José Maria Correia, os ex-secretário do Planejamento Allan Jhones e da Cultura Vera Mussi, os vereadores de Curitiba Algaci Túlio e de Campo Largo Nelsão, entre outros.

Para Milton Buabsi, “nos últimos anos o partido perdeu capilaridade, exemplo disso foi a última eleição quando elegemos apenas dois vereadores e nosso candidato a prefeito fez pouco mais de 19 mil votos” disse.

Buabsi propôs a reorganizando dos diretórios zonais do PMDB da capital “devemos também reorganizar os sub-diretórios e além de atrair novos filiados refazer os contatos com nossos companheiros já filiados” afirmou.

O ex-presidente defendeu também os assuntos relativos ao partido sejam discutidos pelos filiados e que se acabe com as imposições. “Precisamos parar de dizer amém prá tudo. Nossas lideranças são importantíssimas e precisam ser ouvidas” declarou Buabsi.
As zonais foram destituídas em 2001 e entre suas atribuições estavam a eleição de delegados para as convenções. Segundo Luiz Di Lucca, “o sistema mostrou que é falho. Precisamos realizar convenções zonais em junho, antecedendo a municipal que está agendada para o mês de julho” disse.

Para Hasiel Pereira, militante histórico do partido e ex-vereador da capital, o que vem acontecendo “é que algumas pessoas querem transformar o PMDB num balcão de negócios como oportunistas que querem garantir emprego público. Nós os peemedebistas não podemos ser soldados de uma única batalha” discursou.

O discurso mais esperado foi o do ex-governador Orlando Pessuti, responsável pela presença de grande parte dos presentes, integrantes do grupo “Amigos do Pessuti” que nas últimas eleições se organizaram e obtiveram a vitória nas urnas em 308 municípios do estado. “Nossa força vem do interior e é importante no processo eleitoral. Tanto é que faz a diferença na eleição da capital, formada em grande parte pelas pessoas que vem dos mais distantes rincões do Paraná” disse. Ele citou a eleição de 1985 que garantiu a vitória a Roberto Requião como o primeiro prefeito de capital eleito após a liberação da justiça, e que foi obtida com os votos de moradores do interior do Estado que estiveram em Curitiba participando do processo eleitoral e fazendo a diferença no resultado.

Pessuti afirmou que desde a fundação do antigo MDB há 45 anos, milita no partido, numa história que começou com seu pai na pequena Jardim Alegre.O Ex-governador, várias vezes interrompido em seu pronunciamento, recebeu inúmeras sugestões, sendo que uma delas, como forma de arrumar a casa, seria a dissolução de todos os diretórios municipais e o estadual, para que nas convenções de julho se tivesse um reinício, mas da forma certa, sem os erros que vem sendo cometidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário