domingo, 17 de abril de 2011

Pessuti acompanha visita de Michel Temer a 51ª Expo Londrina

O presidente em exercício Michel Temer visitou a 51ª edição da ExpoLondrina, neste sábado (16), acompanhado do ex-governador Orlando Pessuti, que o apresentou aos avanços no setor agropecuário no Estado, nos últimos oito anos – período no qual compunha a administração paranaense. “Minha vinda aqui se deve ao apreço do governo federal pelo produtor rural”, disse Temer.

“O agronegócio é o suporte de nossa nação. Digo a todos os brasileiros que a vice-presidência não tem as portas abertas, pois na verdade ela não tem portas para os produtores rurais e para todos os brasileiros”, disse Temer, que ressaltou suas origens na agricultura e lembrou do sítio no interior paulista aonde foi criado e das dificuldades enfrentadas na época,principalmente ligadas as condições climáticas que interferem na produção agrícola.

O presidente em exercício avaliou a Expo Londrina como uma das mais importantes do país. “Desejo voltar nos próximos anos e espero que a feira cresça ainda mais, demonstrando sua importância para o Brasil e para o Paraná”, afirmou.

“A agricultura é o esteio da nação”, disse o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que apresentou uma previsão da produção brasileira de grãos para este ano de 2011, que terá, segundo ele, crescimento e quebra de recordes. “Apesar de batermos sucessivos recordes, este ano as previsões indicam uma safra recorde de grãos na casa dos 157 milhões de toneladas”, contou. Ainda segundo o ministro, o agronegócio gerou uma receita no comércio exterior de US$ 76,4 bilhões, o que cobriu o déficit da indústria brasileira e ainda gerou um superávit de US$ 63 bilhões.

Após uma série de discursos, acompanhados do presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP) Gustavo de Andrade e Lopes e do vice Roberto Palazzo de Almeida Barros, a comitiva visitou a Feira de Sabores, aonde o melhor da produção artesanal paranaense chega aos consumidores e que foi idealizada e criada por Pessuti, quando exercia o cargo de secretário da Agricultura do Paraná. “Apresentar ao Temer o trabalho executado pela Feira de Sabores me deixou muito satisfeito, pois foi algo que iniciamos na Secretaria da Agricultura e está no dia-a-dia das pessoas”, disse Pesstui.

O ex-governador afirmou que o Paraná cada vez mais ocupa espaço no cenário brasileiro e o Brasil no cenário internacional. Exemplo disso foi o anúncio feito por Temer das negociações empreendidas pela presidente Dilma Housseff na China, envolvendo a comercialização de aves e suínos, onde o Paraná se apresenta como um dos grandes produtores mundiais. “Nos últimos oito anos investimos bastante na produção e na qualificação animal. É muito importante que se abra o mercado chinês, principalmente na suinocultura onde ainda não temos participação e a ampliação do mercado de aves. É fantástico o resultado da visita presidencial a China”, afirmou.

Reconhecimento Federal – “Londrina se caracteriza como uma das maiores exposições do país e uma das maiores vitrines do agronegócios do Brasil”, disse o ex-governador Pessuti. Segundo ele, a visita demonstra a importância do evento agropecuário, a consideração e o respeito do governo federal com os produtores.

Para Gustavo Lopes, a visita de Michel Temer e do ministro Rossi reflete a importância que o Paraná tem na economia brasileira. “É o reconhecimento do valor que o Paraná tem em todo o contexto econômico, pontuando o apoio irrestrito do governo federal ao agronegócio e também transmitindo o posicionamento da presidente Dilma (Rousseff), que tem olhado e voltado seus interesses a quem produz neste país”, disse o presidente da SRP.

Participaram do evento autoridades locais, deputados federais, o governador Beto Richa, Rodrigo Rocha Loures, ex-deputado federal que ocupa a Chefia de Relações Institucionais da vice-presidência e Sergio Souza, suplente da senadora Gleisi Hoffmann.

Números – Segundo Gustavo Lopes, a Expo Londrina não trabalha com previsões de público, mas com metas, uma das quais a de ultrapassar os 480 mil visitantes. A edição anterior contou com a presença de 463 mil pessoas.

O vice-presidente Roberto Palazzo informou que o evento emprega cerca de duas mil pessoas durante sua realização e que é a segunda maior feira do mundo em volume de público. O evento tem duração de onze dias, enquanto a maior do mundo, realizada em Houston, nos Estados Unidos, recebe 2,5 milhão de visitantes em seus 30 dias de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário