quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pessuti e Sergio Souza reúnem lideranças políticas em Cascavel e Laranjeiras do Sul

O ex-governador Orlando Pessuti e o advogado especialista em direito eleitoral Sergio, suplente da Senadora Gleisi Hoffmmam, reuniram-se nesta quinta-feira (26) com lideranças políticas em Cascavel (Oeste) e Laranjeiras do Sul (Cantuquiriguaçu).

Nos encontros foram discutidos temas relativos ao processo eleitoral de 2012 como prazos de filiações, prestações de contas e a situação dos diretórios municipais e comissões provisórias.

Pessuti lembrou aos participantes que “dentro de 500 dias teremos as eleições municipais e agora já no mês de setembro o processo de filiação deve ser concluído. Os prazos estipulados pela justiça eleitoral devem ser cumpridos para evitar problemas posteriores” disse

O ex-governador salientou a importância dos filiados reunirem-se como maneira de fortalecer o partido para a disputa eleitoral.

“Temos orientado nossos filiados para que promovam encontros ao menos uma vez por mês para que os problemas que porventura ocorram sejam sanados.

Legislação - O advogado Sergio Souza explicou nos encontros as últimas alterações na legislação eleitoral, comentou sobre a Reforma Política que tramita no Congresso Nacional e orientou aos filiados sobre as eleições do ano que vem.

Além disso, Souza alertou sobre as alterações na legislação, “como as trazidas pela Lei Federal n° 12.034/2009 que obriga o preenchimento de pelo menos 30% dos candidatos ao cargo de vereador com um dos sexos, já que antes, bastava reservar as vagas, o que não mais é permitido” afirmou.

Outro item bastante questionado pelos participantes diz respeito a Lei Complementar n° 135, a lei da Ficha Limpa, “que trouxe como principal alteração o prazo de oito anos de inelegibilidade com decisão de colegiado, ou seja, sem a necessidade do trânsito em julgados dos processos”, explicou Souza.

Sergio também pediu atenção aos prazos de filiação, transferência de domicílio eleitoral e os cuidados na construção de candidaturas, com especial atenção a utilização das redes sociais.

Convenções - Pessuti explicou ainda sobre a obrigatoriedade da realização de convenções municipais quando o diretório não está ainda formado e funciona como Comissão Provisória. “Nestes casos é preciso realizar a convenção no dia 17 de julho. Nesta mesma data devem ocorrer as votações onde existir necessidade. Havendo o entendimento de que o diretório está funcionando a contento, este prazo fica para depois e os atuais comandos podem ser mantidos” disse.

Avaliação - Para o presidente do Diretório do PMDB de Cascavel Walter Parcianelo, “o encontro foi absolutamente representativo com a presença de lideranças de todos os municípios da região que discutiram questões importantes e pertinentes. Os participantes irão transferir estas informações aos diretórios locais. O encontro foi nota dez com várias informações repassadas pelo Pessuti sobre o cenário nacional. É um encontro que era aguardado e acreditamos que com as informações que recebemos haverá um melhor encaminhamento tanto para a executiva do partido, quanto para os diretórios do interior.

Homenagens – Tanto em Cascavel quanto em Laranjeira do Sul, o ex-governador foi homenageado pela sua administração. Em Cascavel o militante Francisco Justo Junior, ex-secretario municipal da cidade pediu uma salva de palmas ao ex-governador por sua atuação no exercício dos mandatos de deputado, vice-governador e governador e pela personalidade de Pessuti. “O senhor demonstra sempre a mesma humildade e isso nos cativa. Tenha certeza que o senhor é o nosso líder máximo não somente no partido, mas em todo o Paraná” disse.

Em Laranjeiras do Sul, o Prefeito Berto Silva, anfitrião do encontro, afirmou que recebia Pessuti como governador, “ao menos no coração dos laranjeirenses. Não podemos jamais esquecer o que o Pessuti fez por nosso município seja como deputado, secretário da Agricultura, vice-governador ou governador. Ele plantou obras extraordinárias na cidade, sejam estruturantes, na educação, saúde, arte ou cultura. Enfim em todos os segmentos da sociedade tivemos benefícios” disse o prefeito.

Berto em nome dos moradores fez um agradecimento especial ao ex-governador. “Temos muita gratidão ao Pessuti pelo que ele representa pela política do Paraná e do Brasil, tanto é que nesse encontro participaram representantes não só do PMDB, mas também do PSDB, PT, e de outros partidos que reconhecem seu trabalho. O Papa João Paulo II dizia em seu último livro, que nós seres humanos deveríamos agradecer com a mesma veemência que nós pedimos. E é lembrando dessa figura extraordinária que quero fazer justiça pelo trabalho do Pessuti e agradecer eternamente o que ele proporcionou a nossa cidade” concluiu o prefeito.

Pessuti disse que nos encontros procura fazer um agradecimento especial pelo apoio que tem recebido nos 28 anos de vida pública. “Eu já sentia uma saudade danada de poder conversar com os companheiros e tenho feito isso nas reuniões que estamos promovendo. Hoje não tenho mandato, mas tenho muitos amigos. Essa amizade é uma Herança Bendita. Sou companheiro dos companheiros e sempre estarei ao lado dos que por toda minha trajetória política me apoiaram” afirmou.

Participaram dos encontros, representantes de diversos partidos políticos, vereadores, ex-vereadores, prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e delegações vindas de vários municípios das duas regiões.

Na sexta-feira (27) as reuniões serão realizadas na região Centro Sul do Estado, ás 09h00 em Guarapuava e em Irati ao meio dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário