domingo, 15 de maio de 2011

Pessuti participa de debate sobre o Código Florestal em Maringá

O ex-governador Orlando Pessuti participou do debate sobre o Código Florestal com o ministro da Agricultura Wagner Rossi, deputados estaduais, federais e agropecuaristas, que ocorreu na Expoingá, neste sábado (14), em Maringá – Região Noroeste do Estado.

O tema é complexo, de extrema importância nacional e está sendo votado na Câmara dos Deputados. Como era de se esperar, as discussões foram acaloradas e, segundo Rossi, a polêmica era esperada. “Eu andei o Brasil inteiro e defendo as mudanças no código na defesa do produtor rural e a construção de uma solução negociada”, destacou o ministro. “Muitas das reuniões preparatórias para a votação aconteceram na minha sala e acreditamos nos avanços através do diálogo, dando uma condição especial para o pequeno produtor”, afirmou.

No encontro com o ministro, além de Pessuti e Sergio Souza (suplente da senadora Gleisi Hoffmann), estiveram presentes os deputados estaduais Evandro Júnior, Teruo Kato, Pedro Lupion, Enio Verri e Dr. Batista; os deputados federais, Edmar Arruda, Abelardo Lupion, Moacir Micheleto, Osmar Serraglio, Assis do Couto e Luiz Nishimori; e o Secretario do Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Ericson Chandoha.

Expoingá – O debate foi realizado na Expoingá, que ocorre até domingo (15), no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Segundo a presidente da Sociedade Rural de Maringá e coordenadora da Feira, Maria Iraclézia, a avaliação preliminar é de que a feira movimentou cerca de R$ 165 milhões em 11 dias. “Esses dados preliminares superaram as nossas expectativas”, disse a coordenadora.

Pessuti, que participou de 25 das 39 edições da Exposição, afirmou que a Feira de Maringá se supera a cada ano devido à organização e a qualidade dos animais e produtos apresentados pelos expositores. “A Expoingá se caracteriza como uma das mais importantes feiras do país e é uma vitrine da pecuária brasileira”, afirmou.

Mesmo com agenda cheia, e atrasado para um compromisso na cidade de Campo Grande (MS), o ministro atendeu a uma solicitação de Pessuti e visitou o estande da prefeitura de Marialva – uma das maiores produtoras de uvas e derivados no país. Caminhando pelas ruas do Parque de Exposições, Pessuti explicou ao ministro os atrativos da Expoingá e apresentou detalhes da produção regional.

Reuniões microrregionais – Sobre os encontros microrregionais dos quais tem participado, o ex-governador afirmou que o objetivo de conversar com filiados de 30 municípios a cada semana será cumprido à risca. “Até o final do mês de junho teremos visitado todas as microrregiões que abrangem todas as cidades do Paraná”, explicou. “Temos solicitado uma atenção especial às filiações, ao domicílio eleitoral e ao próprio partido municipal, na avaliação de documentações necessárias conforme determina a legislação”, contou. “Mostramos também as ações do partido a nível nacional e que está bem ajustado com o Michel Temer vice-presidente, além de ministros e deputados do partido”, disse.

A experiência e o trabalho nacional, segundo Pessuti, devem ser refletidos no Paraná. “É preciso organizar e fortalecer o PMDB estadual”, disse. De acordo com ele, a executiva estadual do partido foi composta em uma época que não reflete a situação atual, lembrando que anteriormente o partido contava com o Governo do Estado, a vice-governadoria, secretarias e que hoje o PMDB está fora do governo. “Muitos dos que integram o diretório estadual hoje estão atuando em outra direção e não na linha programática, enquanto estávamos no governo”, disse.

De acordo com Pessuti, há a necessidade de se fazer uma renovação do PMDB preservando aqueles que cumprem com fidelidade e lealdade seu compromisso e substituindo aqueles que não têm mais nada a ver com os rumos almejados pelo partido. “Devemos buscar a eleição de prefeitos e vereadores em 2012 e apresentar uma chapa de candidatos a governador, senador e deputados em 2014. O PMDB precisa passar uma reformulação e renovação” afirmou.

Agendas – O ex-governador informou ainda que já estão ajustadas reuniões para a região Oeste nos dias 9 e 10 de junho, agregando cerca de 50 municípios, e nos próximos dias será estabelecida uma agenda para a região Sudoeste. Para tanto, Pessuti conversará na próxima semana com lideranças de partidos aliados na última disputa eleitoral como PSC, PC do B, PDT, PV e PT marcando novas reuniões, com objetivo de, sempre que possível, preservar as alianças firmadas anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário