domingo, 15 de maio de 2011

Comunidade Trentina de Piraquara comemora os 133 anos da imigração ao Brasil

A colônia Santa Maria do Novo Tirol, localizada em Piraquara, festejou no último domingo (15), os 133 anos de imigração dos italianos oriundos da província de Trento para o Brasil com a realização de uma missa e muitas comidas típicas.

A atividade religiosa foi celebrada pelo arcebispo de Curitiba Dom Moacir Vitti, na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos – que recebeu a imagem da Santa Padroeira Nossa Senhora da Assunção, que desde 2009 estava sendo restaurada na província de Trento.

O ex-governador Orlando Pessuti que acompanhou as comemorações ao lado de sua esposa Regina, afirmou que: “é importante que as comunidades que se instalaram no Brasil e que ajudaram nosso país a crescer promovam sempre estas atividades, deixando acesa a luz da cultura e das tradições dos mais diferentes povos”, disse.

A Festa Trentina aconteceu em meio a muita chuva e baixas temperaturas, mas nem por isso tiraram a motivação dos descendentes que rememoraram a chegada de seus antepassados em 1878. Após a missa ocorreu o ato da “desmontegada” que, no dialeto trentino, significa descer da montanha, quando o gado é enfeitado com flores e conduzido pelos pastores. Houve ainda bênção de veículos e servido um grande almoço a base de pratos típicos. Participaram das comemorações o prefeito de Piraquara Gabriel Samaha, o Gabão e a deputada Federal Cida Borghetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário