sábado, 29 de agosto de 2009

Vice-governador inaugura escola em Apucarana

No Apucarana Notícias

O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB) e o prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), inauguraram nesta sexta-feira (28/08) a nova sede da Escola Municipal Edson Giacomini, no Núcleo Habitacional Afonso Alves de Camargo.


Até então, a instituição funcionava estruturalmente de forma compartilhada com a Escola Estadual Tadashi Enomoto, que agora vai poder ampliar a oferta de vagas de 5ª a 8ª séries. Com uma estrutura classificada de “primeiro mundo” por quem presenciou o ato de inauguração, são 10 salas de aula, biblioteca, cozinha, lavanderia, refeitório, depósitos de gêneros alimentícios e de limpeza. Espaço para o setor administrativo, sanitários para alunos, deficientes físicos e funcionários, quadra coberta com sala esportiva e sanitários.

“Está é mais uma conquista de toda a população de Apucarana. Um sonho de muita gente que começou a ser viabilizado através do trabalho do então prefeito Valter Pegorer. O povo entendeu que as coisas boas tinham que continuar e é com este espírito e compromisso que hoje entregamos esta escola pronta, que não é da prefeitura, não é do governo do Paraná, mas é de toda a comunidade”, destacou o prefeito João Carlos.

Ele salientou que o “Afonso Camargo” é uma região da cidade que cresceu muito nos últimos anos. “O prédio próprio era uma necessidade e agora vai oferecer toda a estrutura necessária para a prática da educação, atendendo com modernidade as necessidades de professores, alunos e demais funcionários, dentro da nossa proposta de continuar tratando a Educação como prioridade em Apucarana”, salientou o prefeito.

Na nova sede serão atendidos 257 alunos na modalidade de ensino integral: 1º ano, 2º ano, 2º série, 3º série e 4º série do ensino fundamental (02 turmas de cada). A área total construída é de 1.661,15 metros quadrados e o investimento foi de R$886.513,74, com recursos do Programa Paranacidade/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU).

“Apucarana é hoje uma das cinco melhores cidades do Paraná para se viver e transformada a partir dos investimentos na Educação. Essa nova escola, erguida com recursos estaduais, vai certamente oferecer boa educação, ensinamentos e orientações, aprendizado para que cada uma das crianças que aqui passar, no futuro, possa transformar o mundo que hoje construímos para eles, em algo melhor”, assinalou o vice-governador Orlando Pessuti, que fez um balanço dos investimentos do Estado no setor, com destaque ao aumento do orçamento aplicado de 25% para 30%.

O prefeito à época da conquista dos recursos e atualmente respondendo pela diretoria de Relações com Investidores da Sanepar, Valter Pegorer (PMDB), fez uso da palavra e também destacou que a conquista foi obtida a muitas mãos. “Foi um sonho sonhado por tanta gente e hoje está aí, simbolizando o desenvolvimento da cidade, que é puxado pela priorização da Educação”, disse Pegorer.

A família do médico pediatra Edson Giacomini, que empresta o nome à instituição de ensino, também recebeu homenagens. Estiveram presentes a mãe, Elza Giacomini e as irmãs Elza Bastos e Ediméia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário