quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pessuti participa de missa em homenagem à padroeira do Paraná em Curitiba

O vice-governador Orlando Pessuti participou, nesta quarta-feira (23), da missa em homenagem à Nossa Senhora do Rocio. A imagem da padroeira do Paraná, que fará peregrinação por todo o Estado, esteve pela manhã na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e dali seguiu para a igreja Nossa Senhora do Guadalupe, no centro de Curitiba. “Muitas vezes as pessoas conhecem a padroeira da sua cidade, do país, mas não conhecem a padroeira do seu Estado”, afirmou Pessuti.

Durante o ano, a imagem fica em Paranaguá, onde foi construído um santuário por seus devotos. De acordo com o padre Celso Vieira da Cruz, a devoção à Nossa Senhora do Rocio começou no século XVII, depois que a imagem foi encontrada em um rio e a ela foram atribuídos milagres. “Houve um grande surto de peste bubônica na época, os fiéis recorreram à fé e foram atendidos”, contou o padre.

Em 1939, os bispos do Estado declararam Nossa Senhora do Rocio padroeira do Paraná, e, em 1977, o papa Paulo VI oficializou a decisão. No mesmo ano, o governador Jaime Canet emitiu um decreto declarando-a como padroeira do Estado. “Esperamos que Nossa Senhora do Rocio possa percorrer todas as dioceses do Paraná, e convidamos todos os devotos e fiéis a conhecer o santuário em Paranaguá”, disse Pessuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário