quinta-feira, 18 de março de 2010

Educação: Região sudoeste recebe campus do Instituto Federal do Paraná

O governador Roberto Requião, o vice-governador Orlando Pessuti e o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinaram a instalação oficial do Instituto Federal do Paraná “Centro Tecnológico D. Agostinho Sartori”, na estrutura do Centro Universitário Católico do Sudoeste (Unics), nesta quarta-feira (17), em Palmas. O Governo do Estado desapropriou e adquiriu as instalações do Unics, que passa a ser uma instituição federal.“O Paraná há muito tempo sentia falta da participação do Governo Federal no ensino superior. O Paraná tem o maior número de universidades estaduais, mas estamos mudando isso com o Governo Lula, instalando um campus que beneficia toda região”, afirmou o governador.

A medida atende imediatamente cerca de 1.300 alunos que já estudavam na instituição, que tem estrutura, segundo a reitora do Unics, Ivana Marini Piton, para 6 mil alunos nos três turnos. “Isto traz um avanço fantástico para a região, com a vinda de uma estrutura federal as coisas tendem a se ampliar, de oferecer novos cursos para que os filhos da região sudoeste e sul do estado possam aqui estudar e ganhar a oportunidade de uma formação qualificada”, disse Pessuti.
Segundo Haddad, a educação profissional está vivendo um novo momento e o presidente Lula vai cumprir a promessa de criar 214 novas unidades em todo país. “Esta não está contabilizada nesse número porque é um gesto do Governo do Estado em apoio a esse plano de expansão”, afirmou. O ministro disse ainda que nunca houve uma sintonia tão forte entre os governos na política de educação como ocorre com o Paraná. “Estamos resgatando uma dívida histórica da União com o Governo do Estado, que sempre investiu muito no ensino superior e profissionalizante”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário