quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Governador lança pedra fundamental da Usina Rio Cavernoso II, na região Centro Sul

O governador Orlando Pessuti lançou, nesta terça-feira (28), a pedra fundamental das obras da Usina Cavernoso II, que será construída entre os municípios de Virmond e Candói, na região Centro Sul do Paraná. A usina será uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), com reservatório ocupando 32 hectares e capacidade de geração de 19 megawatts. Serão investidos R$ 120 milhões pela Copel no empreendimento. 

A construção da PCH , destacou o governador, representa uma nova etapa na geração de energia no estado - com usinas menores em geração de energia, mas também menor impacto ambiental. “Tivemos um período em que o ex-governador Roberto Requião achava que essas usinas não deveriam ser feitas. Mas nós queremos aproveitar a totalidade do potencial de geração de energia em locais como esse”, afirmou Pessuti.

Durante a cerimônia, o governador assinou também a licença de implantação da usina, que vai possibilitar que as obras sejam iniciadas já em janeiro. O diretor-presidente da Copel Raul Munhoz Neto afirmou que a empresa entrará em uma nova fase com a nova usina. “Se fossemos comparar com a Usina de Foz do Areia, que produz 1.419 MW, essa produção é pequena. Mas essas usinas têm baixo ou quase nenhum impacto ambiental”, afirmou. 

Como o reservatório será pequeno, os custos com desapropriações também serão baixos, já que apenas 7 propriedades serão atingidas. O superintendente de geração da empresa Faisal Ali Kassem disse que a usina é um marco de mudança para a energia elétrica no Paraná. “A construção de PCHs é o caminho que a Copel já deveria ter seguido”, falou. 

A prefeita de Virmond, Lenita Mierzwa, e o prefeito de Candói, Elias Farah Neto, destacaram os investimentos nos municípios. “É um sonho para o povo de Virmond receber essa usina. Quero agradecer também ao respeito com que a Copel valorizou cada família que terá sua propriedade atingida, valorizando cada pé de arvoredo plantado”, disse a prefeita.

leia matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário