sábado, 21 de maio de 2011

Waldir Raupp defende união do PMDB durante reunião em Curitiba

“Quem não se reúne se desune”, a frase tantas vezes citada pelo ex-deputado Ulysses Guimarães norteou a etapa paranaense do programa “Estradas e Bandeiras: Rumo aos Municípios 2012”, realizado pelo PMDB Nacional e Fundação Ulysses Guimarães neste sábado (21), em Curitiba.

O evento agregou diferentes tendências do PMDB paranaense que debateram e ouviram o líder máximo do partido, o presidente da sigla e senador Waldir Raupp, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, o ex-governador Orlando Pessuti, o assessor da vice-presidência Rodrigo Rocha Loures e o presidente do PMDB/PR Waldyr Pugliesi.

A proposta apresentada por Raupp no encontro foi a de união, “para que o partido esteja ainda mais forte e tenha candidaturas próprias, nas eleições de 2012 em todos os municípios paranaenses e na capital”, disse o senador.

Raupp explicou que o partido está realizando os encontros desde o início do ano. “O projeto é encerrar as discussões no mês de agosto, com debates em vários estados” afirmou. O encontro já ocorreu também nos estados de Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará.

Ele informou que o PMDB, através de uma resolução da Executiva Nacional, irá priorizar as candidaturas próprias e chapa completa para vereadores nas cidades de todo o país. “Os diretórios devem se preocupar até setembro com as filiações para a disputa eleitoral do ano que vem quando pretendemos bater o recorde de eleitos”.

Em seu discurso, Raupp explicou que a unidade do partido é fundamental para o crescimento e o aumento do número de eleitos. Ele contou que o partido passou problemas internos nos estados do Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, mas que em ambos já foram superados e a militância caminha unida. “Aqui no Paraná não será diferente”, disse. “Já que as eleições para os diretórios foram prorrogadas para março de 2013, não há necessidade de se dividir os grupos neste momento. Em 2014 sim, quando haverá uma nova eleição existe a possibilidade dos grupos disputarem numa convenção o rumo a seguir”, enfatizou.

Avaliação - Para a secretaria Nacional do PMDB Mulher, Regina Perondi, os cursos de capacitação política vão ajudar o partido a se aproximar da base que terá vez e voz no processo eleitoral.

Regina salientou as alterações na legislação, que determina o aumento de inscrições de mulheres para a disputa de vagas. “Mesmo com a lei 12034/2009, que determina que partidos reservem 30 % da vagas ao sexo feminino encontramos dificuldades. Em alguns estados, na última eleição, as chapas não conseguiram ser formadas e nós diminuímos a representação feminina do PMDB”, contou. “Estes eventos estimulam o processo, motivando as mulheres a se candidatar”, afirmou.

Para o ex-governador Orlando Pessuti, que tem participado de encontros com peemedebistas e membros de partidos aliados em todo o Estado – através de reuniões Microrregionais –, o evento foi positivo. “Esse trabalho que se faz é de fundamental importância para que possamos dar aos companheiros a sustentação, força, disposição e o ânimo para seguir adiante”, disse Pessuti. “Nós temos promovido reuniões no Paraná, sempre em conformidade com a executiva estadual e com o presidente do Diretório estadual Waldyr Pugliesi, e temos sentindo essa boa aceitação e motivação”, afirmou.

Estiveram presentes no encontro os deputados estaduais Teruo Kato, Anibeli Neto e Caíto Quintana, o deputado Federal João Arruda, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães (no Paraná), Rafael Xavier, prefeitos, vereadores e aproximadamente 250 militantes do PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário